POLÍTICA

min de leitura - #

Miguel Amaral propõe governo de diálogo com a população de Ivaiporã

Edison Costa

| Edição de 04 de setembro de 2024 | Atualizado em 04 de setembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O candidato a prefeito de Ivaiporã, o empresário e ex-prefeito Miguel Roberto do Amaral (Podemos), foi o entrevistado desta quarta-feira à noite na sabatina promovida pelo site TNOnline e Jornal Tribuna do Norte. Ele veio na sequência do seu concorrente, o atual prefeito Luiz Carlos Gil (PSD), que foi sabatinado nesta segunda-feira.

A sabatina, que está ouvindo os candidatos a prefeito dos maiores colégios eleitorais da região, que são Apucarana, Arapongas e Ivaiporã, bem como os concorrentes a vice-prefeito de Apucarana, visa debater com todos eles ao principais temas de seus planos de governo e os desafios de seus municípios em diferentes setores.

Concorrendo pela coligação “Respeito e Mais Saúde para Ivaiporã”, constituída pelos partidos Podemos, PP e PSB, Miguel Amaral justificou os motivos pelos quais quer voltar a comandar a Prefeitura, cargo que ocupou de 2017 a 2020, quando se elegeu com apoio do próprio Carlos Gil, seu adversário de hoje.

“Quando você passa a ser prefeito de uma cidade, você cria muitas ligações com a população. A gente tentou a reeleição em 2020, mas não foi bem sucedido”, disse, destacando que até pensou em não disputar mais uma eleição.

No entanto, além de discordar de algumas coisas na gestão municipal durante o transcorrer do período, ele diz que os amigos e a população também foram lhe convencendo a concorrer em mais um pleito municipal.

Sobre o rompimento político com Carlos Gil, de quem recebeu apoio à sua candidatura em 2016, Miguel Amaral apontou interferências do atual prefeito. “Não havia nenhum acordo entre nós dele comandar o Prefeitura de fora para dentro e aí a gente se indispôs”, explicou.

Caso eleito no pleito deste ano, Amaral tem como proposta restabelecer o diálogo da administração municipal com a população e a sociedade organizada de Ivaiporã, o que ele considera que não existe na gestão atual, e ter a saúde pública como a principal bandeira do seu governo. “A bandeira que temos é tratar a saúde com mais respeito e garantir mais saúde para Ivaiporã, conforme é o nome da nossa coligação”, explicou.

Entre suas propostas no setor de saúde, Miguel Amaral citou a reconstrução e funcionamento do Hospital Municipal, onde a população poderá ser atendida num primeiro-socorro; melhorar o atendimento na UPA; e aumentar a participação da população de Ivaiporã nos atendimentos oferecidos no Hospital Regional.

De acordo com Amaral, o Hospital Regional está indo muito bem, com a realização de cerca de 300 cirurgias eletivas por mês. No entanto, conforme assinala, a maior parte desses atendimentos é de pacientes de outras cidades do Paraná, enquanto moradores de Ivaiporã continuam buscando indo para Cornélio Procópio e Apucarana.

Candidato defende mudanças na política tributária

Durante a sabatina, Miguel Amaral rebateu críticas feitas à sua gestão pelo prefeito Carlos Gil, assim como fez críticas à atual administração, entre as quais que os contribuintes estariam sendo penalizados com altos impostos e taxas, levando ao endividamento.

Caso eleito prefeito, Amaral afirma que vai fazer um ampla reforma tributária, porém analisando a situação de cada contribuinte, caso a caso.

O candidato acrescenta que, além de amenizar a situação fiscal dos contribuintes, pretende desenvolver um programa de atração de empresas e geração de empregos que possa segurar os jovens e as famílias em Ivaiporã. Este é um trabalho que será realizado em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Ivaiporã (Acisi) e demais segmentos organizados. Segundo ele, terrenos para instalação de empresas existem no município.

Por último, Amaral garantiu que os moradores de Ivaiporã podem acreditar na sua gestão, salientando que em seu plano de governo tem 160 propostas para melhorar a vida da população. Amaral esteve na sabatina acompanhado da candidata a vice-prefeita Lourdes Assunção (Podemos).