O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) do Paraná vai receber 143 novas ambulâncias do Governo Federal. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (14), pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Em todo o Brasil, o Samu vai receber 789 novos veículos.
Essa é a maior entrega de ambulâncias da atual gestão, parte fundamental da estratégia para redução do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). A renovação e ampliação da frota foram viabilizadas pelo Novo PAC, com investimento de mais de R$ 243,5 milhões. No total, já são 2.066 ambulâncias entregues pela gestão do presidente Lula.
De acordo com o deputado Arilson Chiorato (PT), para o Paraná, 133 ambulâncias serão destinadas para a renovação da frota e outras 10 novas unidades para ampliar a cobertura do serviço. Ao todo, 94 municípios paranaenses foram contemplados, inclusive Apucarana (renovação da frota). “É mais uma ação do Governo Lula para garantir o acesso da população aos serviços de saúde. Neste contexto, a reestruturação do Samu é importantíssima, pois garantirá mais agilidade na prestação de socorro e segurança no transporte da equipe e de pacientes”, comenta.
Do total de ambulâncias entregues, 703 são destinadas à renovação da frota em 501 cidades de 13 estados. Outras 86 ambulâncias - conhecidas como Unidades de Suporte Avançado (USA) - são totalmente novas e vão expandir o serviço em 72 cidades de 17 estados.
O Ministério da Saúde não entregava unidades desse tipo desde 2018. Essas Unidades de Suporte Avançado terão capacidade de atender 20,4 milhões de pessoas, sendo que 1,7 milhão estavam sem cobertura do serviço. Com essa entrega, a cobertura populacional do SAMU 192 sobe de 88,42% para 89,40%.