POLÍTICA

min de leitura - #

Ministra garante segurança das urnas eletrônicas

Da Redação

| Edição de 10 de setembro de 2024 | Atualizado em 10 de setembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou nesta terça-feira que o cidadão brasileiro pode “dormir em sossego quanto ao processo eleitoral”. Ao lado do vice-presidente da Corte, ministro Nunes Marques, ela falou na cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais, realizada pela manhã na Corte.

“O desassossego da vida haverá de ser encontrado em outras instâncias, nesta nem adianta tentar plantar, porque já foi várias vezes testado e de todos os exames feitos se tem a proclamação verdadeira da inviolabilidade da urna”, reiterou.

A cerimônia marcou o encerramento do desenvolvimento dos sistemas eleitorais, que começou logo após as eleições de 2022, e a blindagem dos códigos-fonte. “Este momento da lacração da urna significa que, nesses dois anos de desenvolvimento de sistemas, esse chamado código-fonte foi apresentado para quem quisesse burlar, fraudar ou apontar aquilo que precisasse ser aperfeiçoado, para que a confiança fosse plena do seu funcionamento”, afirmou a ministra. (ESTADÃO CONTEÚDO)