POLÍTICA

min de leitura - #

Morre primeira vereadora da história de Ivaiporã

Da Redação

| Edição de 05 de setembro de 2023 | Atualizado em 05 de setembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Morre primeira vereadora da história de Ivaiporã

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Morreu na madrugada desta terça-feira, aos 87 anos, Marlene Rother Góes, a primeira mulher eleita vereadora de Ivaiporã (1973-1977). O falecimento ocorreu por volta das 01h30.

Em sua trajetória, além de conseguir o feito histórico como participação feminina na política, Dona Marlene, como era carinhosamente conhecida, era professora, e por muitos anos foi diretora do Colégio Estadual Raul Rodrigues Gomes, quando o colégio estava instalado onde hoje funcionam a Univale e Colégio Panamericano.

Casada com Onivaldo Goes (in memoriam), ela deixa três filhos, Onivaldo Junior, a arquiteta Lorene Góes e a professora Rose Góes.

Dona Marlene era irmã do ex-prefeito – gestão 1972-1975, Adail Bolivar Rother (in memoriam) e tia do médico Adail Junior que foi vice-prefeito na primeira gestão de Carlos Gil (2012-2016).

O velório de Dona Marlene ocorreu na Capela Aliança até às 17 horas desta terça-feira, e após o corpo seguiu para sepultamento no Cemitério Municipal de Ivaiporã.

Em nota, a Prefeitura de Ivaiporã, através do prefeito Luiz Carlos Gil (PSD) e do vice Marcelo Reis (PTB), lamentou o falecimento e ressaltou a importância de Dona Marlene no desenvolvimento do município. Em respeito a essa que foi uma das principais educadoras e personalidades políticas do município, a Prefeitura decretou luto oficial por três dias.

Também emitiu nota de pesar o presidente da Câmara der Vereadores, Edivaldo Aparecido Montanheri (PTB). Segundo a nota, “Marlene deixou um vasto círculo de amigos e admiradores, construindo uma trajetória marcada pelo respeito ao próximo, amor e dedicação ao trabalho, à família e aos alunos, a quem dedicou muitos anos de sua vida”.

Marlene Rother Góes se destacou na política de Ivaiporã no ano de 1972, quando se candidatou à Câmara de Vereadores pelo então partido Aliança Renovadora Nacional (Arena). Ela obteve 553 votos, sendo a primeira mulher a se eleger vereadora, exercendo o mandato no período de 31 de janeiro de 1973 a 30 de janeiro de 1977, durante a 4ª Legislatura Municipal. Na Câmara, ela também exerceu o cargo de primeira-secretária. (DA REDAÇÃO)