POLÍTICA

min de leitura - #

Novo presidente, Danylo Acioli quer aproximar Legislativo da população

Fernando Klein

| Edição de 02 de janeiro de 2025 | Atualizado em 02 de janeiro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Eleito novo presidente da Câmara de Apucarana na última quarta-feira (1º), o vereador Danylo Acioli (MDB) afirma que pretende tornar o Legislativo mais acessível para a população. Por isso, o objetivo é retomar as sessões no período noturno, às 20 horas. Na atual legislatura, as reuniões semanais eram realizadas às 16 horas.

“Vamos apresentar um pacote de ações no começo deste ano. A retomada das sessões é um projeto dos novos vereadores. A intenção é que todos assinem essa proposta, garantindo que a população consiga participar das sessões”, disse Acioli à reportagem ontem à tarde. Após a eleição, ele teve uma agenda cheia de reuniões com os vereadores e servidores da Casa.

Acioli superou, por 6 votos a 5, o vereador Moisés Tavares (PP), que é da base do prefeito. Além dele, formam a nova Mesa Executiva Eliana Rocha (Solidariedade) como vice-presidente, Sidnei da Levelimp (MDB) como 1º secretário e Miguel Luiz Vilas Boas (PDT) como 2º secretário.

O novo presidente afirma que pretende “dar um choque na Câmara Municipal”. “Nós precisamos corresponder a expectativa das urnas de renovação. O meu dever enquanto presidente neste primeiro biênio (2025-2026) é devolver a Câmara de Apucarana aos apucaranenses, fazer com que o cidadão esteja ali presente, com que participe das sessões e para que ele possa dar a opinião dele”, afirma o vereador.

Acioli, que assume seu primeiro mandato, garantiu que os Poderes Executivo e Legislativo irão trabalhar juntos em prol de Apucarana. “Estamos aqui para nos ajudar e para trabalhar para Apucarana. Apucarana é muito maior que divergências políticas”, frisa. Acioli garante também que fará um trabalho transparente. “A política que o povo espera é a política honesta. E ser honesto não é um grande mérito, ser honesto é uma obrigação da gente”, acrescentou.

A eleição da Câmara foi realizada logo após a posse dos novos vereadores, durante solenidade no Cine Teatro Fênix. Na mesma oportunidade, o prefeito eleito Rodolfo Mota (União Brasil) também foi empossado, juntamente com o vice Marcos da Vila Reis (PP).

Foram empossados, além de Danylo, Eliana Rocha, Sidnei da Levelimp, Miguel Luiz Vilas Boas e Moisés Tavares, os vereadores Adan Lenharo (DC), José Aírton Deco de Araújo (Agir), Luciano Facchiano (Agir), Gabriel Caldeira (União), Guilherme Livoti (União) e Tiago Cordeiro (PDT). Deco vai permanecer na Autarquia Municipal de Serviços Funerários (Aserfa) e deverá ser substituído pelo primeiro suplente Wellington Gentil (Agir), o que ainda precisa ser formalizado pelo Legislativo.

Márcio Nickenig é mantido à frente da Câmara de Arapongas

Por 11 votos a 4, a chapa “União e Transparência” venceu as eleições da Mesa Diretiva na Câmara de Arapongas na última quarta-feira (1º). A chapa é encabeçada pelo atual presidente, Márcio Antônio Nickenig (PSB), e tem como vice Sebastião Ferreira da Silva, o Cecéu (PSD), Marcelo Junio de Souza (PP) como primeiro secretário e Rosemary Soares Gomes Farias (PDT) como segunda secretária.

A chapa derrotada, “Experiência e Renovação”, tinha como candidato a presidente Aroldo Pagan (Pode) e Marilsa Staub (PL) como vice, além de Décio Rosanelli (Pode) como 1º secretário e Arnaldo do Povo (Avante).

A solenidade de posse ocorreu no Cine Mauá. Arnaldo do Povo ocupou a vaga de João Graça (Avante), que acabou cassado pela Justiça Eleitoral.

“A gente quer dar sequência no trabalho, ajudando no crescimento de Arapongas”, disse Nickenig, que é o atual presidente e segue no biênio 2025-2026. Ele afirmou ainda que acredita em uma boa gestão de Rafael Cita (PSD) e defendeu o trabalho de “harmonia” entre os poderes Executivo e Legislativo no município.