O Paraná já se prepara para a maior mudança no sistema de impostos das últimas décadas. O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (13) o Decreto nº 11.471 que cria o Conselho Interinstitucional de Implantação da Reforma Tributária (CRT), que terá como objetivo acompanhar a implementação da reforma no Estado. Além disso, o conselho também o papel de interação com os municípios durante o período de transição da reforma.
O novo modelo de tributação sobre o consumo passará a valer por completo a partir de 2033, com a extinção do Imposto sobre a Circulação de Bens e Serviços (ICMS) e o Imposto Sobre Serviços (ISS). Antes disso, porém, contará com um período de testes a partir de 2026, colocando em prática de forma gradual os novos Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) visando simplificar o sistema brasileiro. E é sobre essa fase de transição que o conselho vai atuar.
De acordo com a diretora da Receita Estadual do Paraná, Suzane Gambetta, a criação desse grupo interinstitucional será fundamental para preparar o Estado para todas as mudanças que estão por vir.