Um dos candidatos a prefeito de Faxinal é o pastor Gilberto Taborda, 58 anos, que concorre pelo partido Solidariedade. Foi servidor público da Sanepar durante 33 anos, atuando na coordenação industrial em Apucarana e como gerente em Ivaiporã.
Natural de Faxinal, Taborda é casado e tem duas filhas. Foi vereador entre 2005 e 2012 e presidente da Câmara entre 2005/2006. Bacharel em teologia pela EEDAB – Escola de Teologia da Assembleia de Deus do Brasil, Taborda é pastor. Tem como candidato a vice-prefeito Gilmar Gonçalves, o Gilmar da Lotérica (DC).
Em entrevista ao TNOnline e à Tribuna do Norte, o candidato afirma que no executivo quer colocar em prática tudo o que aprendeu com sua experiência ao longo dos últimos 30 anos. “Me sinto preparado. Sou filho de Faxinal, nascido na terra. Eu costumo dizer: nascido na Rua Santos Dumont, 178, pra baixo da Farinheira Velha, em Faxinal, e tenho uma carreira de mais de 30 anos na política. E agora chegou a minha vez”, diz
O candidato fala que sua plataforma de governo traz propostas inovadoras para o município e que pretende dar novos rumos para Faxinal. “Nós queremos dar um choque de gestão com a nossa plataforma de governo. Nós vamos incrementar e mudar muitas coisas. É claro que vamos utilizar aquilo que deu certo na administração e vamos buscar recurso para poder melhorar a nossa cidade como bom filho de Faxinal”, explica.
Sobre a geração de emprego e renda, o candidato afirma que o carro chefe da sua gestão para essa questão deve ser o apoio ao turismo. “O turismo é uma indústria sem poluição, sem chaminé e nós vamos explorar. Nós estamos numa região turística em Faxinal, com mais de 100 cachoeiras catalogadas para o turismo de aventura. Temos também que expandir o turismo de inverno e tantas outras coisas mais”, afirma.
Para ele, investimentos neste setor vão resultar em renda para todo o município. “Então, assim, se você for fazer um trabalho de geração de emprego e renda, taí o foco onde a gente precisa atacar e atacar forte e todos vão ganhar. O padeiro vai ganhar, o dono do posto vai ganhar, o mecânico vai ganhar, o mercado e assim nós vamos alavancar a economia do nosso município através do turismo”, diz.
Quanto ao panorama atual do município, o pastor Gilberto Taborda afirma que a saúde precisa de um olhar mais atento do poder público. “O principal é a saúde, para que o nosso povo de Faxinal possa ter uma saúde de qualidade. A saúde voltada para os nossos faxinalenses. Essa é uma das plataformas de governo que nós temos: educação, saúde e também o turismo”, detalha.