POLÍTICA

min de leitura - #

Pesquisa coloca Ratinho Jr em 2º em cenário de disputa presidencial

Da Redação

| Edição de 18 de fevereiro de 2025 | Atualizado em 18 de fevereiro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), aparece em segundo lugar na disputa presidencial de 2026, segundo aponta pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Paraná Pesquisas. A sondagem foi encomendada pelo PL e o governador do Paraná aparece com 15% das intenções de voto, atrás apenas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 33,8% em pesquisa estimulada, quando os nomes são apontados.

Neste cenário não aparecem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a ex-primeira dama Michele Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Ainda de acordo com a sondagem, o cantor Gusttavo Lima teria 13%, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes, 9,8%, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, 6,5%, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, 3,6%, e o governador do Pará, Helder Barbalho, ficaria com 1,4%.

Na região Sul do Brasil, no mesmo cenário, Ratinho Junior tem 11 pontos percentuais a mais do que Lula. O governador soma 33,6% das intenções de voto contra 21,9% do petista, fruto de uma aprovação próxima de 80% da sua gestão.

A sondagem foi realizada entre os dias 13 a 16 de fevereiro de 2025 em 162 municípios. O grau de confiança de é 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais.

ESPONTÂNEA

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentadas aos entrevistados as opções de voto, Lula lidera numericamente, com 19%, mas está em empate técnico com Bolsonaro, que figura com 17,6%.

A soma de outros nomes equivale a 5,3%. Na espontânea, são 52% os que ainda não sabem em quem vão votar na próxima eleição. Outros 6,2% dizem que anularão o voto.

OUTROS CENÁRIOS

A pesquisa também indica que, no cenário atual, o presidente Lula (PT) empata tecnicamente com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em um eventual segundo turno. Se a disputa fosse contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula perderia. Bolsonaro, no entanto, está inelegível até 2030.

Se um segundo turno fosse disputado hoje entre Bolsonaro e Lula, o ex-presidente teria 45,1% de preferência e Lula, 40,2%. Entre Lula e Michelle, a ex-primeira-dama tem 42,9% e Lula, 40,5%. Os dois empatam tecnicamente dentro da margem de erro, de 2,2 pontos porcentuais.

Entre Lula e Tarcísio, o presidente tem 41,1% e o governador de São Paulo, 40,8%.