Eleito com 5.420 votos (54,66%) no pleito de 6 de outubro deste ano, o novo prefeito de Faxinal, empresário Hermes Antônio Santa Rosa (PSD), 60 anos, afirma que pretende realizar um governo para todos os faxinalenses e em sintonia com todos os nove vereadores, sem levar em conta as divergências partidárias e as rugas políticas da campanha eleitoral. “Eu acredito que a gente vai trabalhar todos juntos, porque Faxinal é uma cidade muito pequena onde todos se conhecem. A gente era adversário até a eleição, hoje não tem mais adversário”, pondera,
Hermes Santa Rosa é mais um entrevistado da série Prefeitos Eleitos que vem sendo conduzida pelo TNOnline e Tribuna do Norte com os futuros gestores públicos municipais da região. Eleito pela coligação “Orgulho de ser faxinalense”, o empresário teve como grande apoiador o atual prefeito Ylson Álvaro Cantagallo (PSD), o Gallo. Ele venceu o pleito tendo mais três concorrentes à Prefeitura.
“Temos que passar por cima do orgulho ou de qualquer outra coisa e fazer o melhor possível para beneficiar nossa cidade e nosso povo”, prega o prefeito eleito, conclamando toda a população para que também seja parte integrante da administração municipal. “Quero dizer que vou trabalhar para todos em Faxinal, para aqueles que foram parceiros e para os que não foram parceiros na política. A eleição acabou. Hoje, quer queira ou não, vou ser o prefeito de todos e quero trabalhar para todos”, reafirma.
Hermes Santa Rosa pretende conduzir a administração municipal em cima de pelo menos três pilares que, no seu entender, devem caminhar juntos: saúde, educação e estradas rurais. “Não adianta ter saúde se o carro do morador não consegue sair da zona rural e chegar até a cidade. Não adianta ter uma escola boa, se a van escolar não consegue buscar o aluno e vice-versa. E não adianta ter aluno e outras coisas e não ter uma escola decente”, avalia.
O turismo rural é também um setor definido como prioritário na futura administração municipal. Segundo ele, “o mais difícil Faxinal já tem, que são suas belezas naturais, só falta a gente aprender a explorar com jeito, sem afetar o meio ambiente”, avalia.
O futuro prefeito, inclusive, já definiu quem vai comandar a Secretaria Municipal de Turismo de Faxinal. O indicado é Francisco Assis, empresário no ramo hoteleiro. Além disso, dois diretores estão sendo indicados pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) a pedido do próprio prefeito eleito, no que ele considera “uma democracia legal”.
Conforme explica, o secretário e os diretores não terão um contrato de quatro anos, podendo ser mudados a qualquer momento. “Nós vamos começar juntos, mas se não der certo vamos trocar mesmo que arrume inimizade. A coisa tem que funcionar em todas as secretarias”, avisa.