POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeito mostra programas de Apucarana em evento nacional

Da Redação

| Edição de 04 de outubro de 2023 | Atualizado em 04 de outubro de 2023
Imagem descritiva da notícia Prefeito mostra programas de Apucarana em evento nacional

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana foi convidada para participar do painel de abertura do IX Encontro Nacional de Cidades Educadoras do Brasil, ao lado das cidades de Curitiba, São Paulo, Concórdia (SC) e Camargo (RS). O evento, que acontece na Expo São Paulo, visa promover e fortalecer aprendizagens transformadoras nas cidades, a partir de experiências exitosas dos municípios que integram a rede de Cidades Educadoras.

O prefeito Junior da Femac (PSD) informa que pôde apresentar alguns programas de Apucarana que foram implantados e fazem com que a cidade tenha o aprendizado e a educação como preocupação e prioridade da gestão pública.

“Apresentamos neste importante evento em São Paulo – voltado ao intercâmbio de informação entre gestores públicos -, os programas Portas Abertas (ensino profissionalizante gratuito, a partir da indicação de áreas pelos empresários), Ensino de Libras na educação básica; Ensino do Espanhol e do Inglês na rede municipal (ensino básico); aparelho ortodôntico para crianças nas escolas municipais; Programa Hortas Solidárias (alimentação saudável e que gera renda); Programa Feira Verde (troca de recicláveis por cestas de hortifrutigranjeiros); Escola de Artes; Viver +80 (atividades saudáveis para idosos); Centro Oficinas da Mulher (aprendizado e incremento de renda); Casa da Gestante; Biblioteca Itinerante; e a nossa Rede de Mulheres da Economia Solidária”, relatou Junior da Fecac.

“São programas estruturados em várias áreas e por várias secretarias, que contemplam pessoas de todas as faixas etárias por toda cidade, com acesso ao aprendizado”, explicou o prefeito de Apucarana, Junior da Femac.

A organização do evento está a cargo da Rede Brasileira de Cidades Educadoras, que tem como presidente a professora Maria Silvia, secretária municipal de Educação de Curitiba. Também participam do encontro Laura Affonso e a Silvina Ortiz, de Rosário, na Argentina, responsáveis pelas Cidades Educadoras na América Latina.

Além de participar do painel de prefeitos e prefeitas na abertura, Apucarana foi convidada para apresentar o seu projeto da “Rede da Economia Solidária e Protagonismo Feminino; e ainda sobre a Educação em Tempo Integral de Apucarana.

O encontro tem como base o segundo princípio da Carta das Cidades Educadoras: “Política educativa ampla”, fomentando a responsabilidade de todas as instâncias da cidade – secretarias, organizações da sociedade civil, iniciativas privadas – com a educação da população, objetivando a promoção e desenvolvimento dos cidadãos e cidadãs em todas as suas dimensões (física, emocional, cultural, social e intelectual).