Foi aprovada, em Assembleia do Consórcio Intermunicipal de Saúde da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã, que atende 16 municípios, a construção de uma base própria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192. Com aproximadamente 400 m2 de área projetada, o prédio será construído no município sede da regional.
O projeto foi apresentado pela secretária municipal de Saúde de Ivaiporã, Cristiane Pantaleão, que representou o prefeito Carlos Gil no encontro. Atualmente, o Samu funciona em um imóvel alugado, que não possui a estrutura adequada para garantir o pleno funcionamento das equipes. O objetivo da proposta é viabilizar a construção de uma sede própria para abrigar as ambulâncias — 1 unidade básica e 1 avançada — com condições adequadas de trabalho e atendimento.
A iniciativa foi bem recebida pelos representantes dos municípios consorciados. Dos 16 municípios integrantes, 13 estiveram representados na Assembleia — entre prefeitos e outros gestores — e aprovaram a proposta por unanimidade. A decisão conjunta prevê o encaminhamento da demanda ao Governo do Estado do Paraná e ao Governo Federal.
A construção da base do Samu em Ivaiporã está prevista no Plano de Governo do prefeito Carlos Gil e Gertrudes Bernardy como uma das metas estratégicas da área da saúde.
“Trata-se de uma das ações que começamos a movimentar referente ao Plano de Governo. A estrutura atual não é adequada, e uma base bem equipada é fundamental para fortalecer o atendimento de urgência e emergência na região”, defendeu a secretária Cristiane Pantaleão.
Com a aprovação regional, a expectativa agora é que a proposta avance junto aos órgãos estaduais e federais.