POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeitos da região discutem travessias em linhas de trens

Da Redação

| Edição de 14 de setembro de 2023 | Atualizado em 14 de setembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Prefeitos da região discutem travessias em linhas de trens

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), participou na tarde desta quinta-feira, em Londrina, de evento organizado pelo deputado estadual Tiago Amaral (PSD). O objetivo do encontro foi criar um ambiente de diálogo e cooperação entre prefeitos do norte do Estado e dirigentes da concessionária Rumo e do Ministério dos Transportes, com foco na segurança em trechos urbanos de ferrovias.

“Aceitamos o convite feito pelo deputado Tiago Amaral porque esta é realmente uma situação que preocupa muito em Apucarana, a exemplo de outras cidades da região, principalmente em passagens de nível no acesso de bairros populosos”, afirma o prefeito Junior da Femac. Ele acrescenta que a discussão foi produtiva, no sentido de que os representantes da Rumo e o do Governo Federal – por meio do Ministério dos Transportes -, possam entender as preocupações dos municípios e definir soluções práticas em conjunto.

“Parabenizo o deputado Tiago Amaral pela iniciativa, pois este tema requer uma atenção diária nas cidades cortadas por ferrovias e com dezenas de passagens de nível”, cita Junior. 

O encontro, realizado na Associação Médica de Londrina, teve a participação de prefeitos, vereadores e gestores de trânsito de 73 municípios que são cortados por ferrovias e têm passagens em nível. Conforme argumenta Tiago Amaral, é preciso deixar claro de quem é a responsabilidade pela conservação das passagens em nível. “Os prefeitos sempre questionam quem deve fazer esse trabalho, se é a Rumo, o município ou a União. Com a abertura deste diálogo, a partir de agora está aberto um canal de comunicação dos gestores públicos com a Rumo e o Ministério dos Transportes”, avalia o deputado Tiago  Amaral.  (DA REDAÇÃO)