POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeitos de Ivaiporã e Jardim Alegre divergem sobre interligação viária

Da Redação

| Edição de 15 de março de 2024 | Atualizado em 15 de março de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Ivaiporã (Codesi) recebeu na noite de quinta-feira o prefeito Luiz Carlos Gil (PSD), na sede da Associação Comercial e Industrial de Ivaiporã (Acisi). A pauta da reunião foi dominada por dois temas: o da construção da ponte sobre o Rio Ivaí e sobre as melhorias da Rodovia PR-466, ambos com recursos do Governo do Estado. 

Durante a reunião, o prefeito de Ivaiporã também expressou seu descontentamento com o prefeito de Jardim Alegre, José Roberto Furlan (Cidadania). Segundo Gil, Furlan teria realizado sem consulta a Ivaiporã um projeto para o asfaltamento da Barra Preta que liga a ponte do Rio Ivaí a Jardim Alegre, junto à Itaipu Binacional, mas não teria incluído cinco quilômetros de asfalto ligando Ivaiporã à rodovia através do Cinco Encruzos.

“Somos uma parceria na construção da Ponte, e havia um acordo sobre o asfalto de que, quando se fosse tratar disso, além de ter asfalto em Grandes Rios e Jardim Alegre, fosse incluído também o asfalto entre Ivaiporã e Jardim Alegre. Pois o objetivo da ponte é encurtar distância, dar agilidade. Hoje Ivaiporã é polo na Saúde e na Educação e não é lógico fazer toda essa volta (pela PR-466) aumentando o percurso por cerca de 12 a 15 quilômetros “, relatou. 

Carlos Gil enfatizou ainda: “Então que volte a proposta original que contemple os três municípios conforme o acordado, até porque não tem lógica agora excluir esse trecho. A luta tem que ser regional!”, afirmou. 

O presidente da Codesi, Mauro Merigue, disse que o Codesi e a Acisi vão solicitar ao prefeito Furlan informações por quais motivos Ivaiporã não foi incluído no projeto. “Ficou combinado uma coisa no passado e ficou descombinado agora por parte do prefeito de Jardim Alegre. É uma necessidade que Ivaiporã seja incluído, porque o Município de Ivaiporã está contribuindo e bastante desde o início desse projeto construção dessa ponte”. 

Procurado pela reportagem nesta sexta-feira, Furlan se disse surpreso com a manifestação de Carlos Gil. 

“Antes de iniciar esse projeto com a Itaipu eu procurei o Gil por diversas vezes, mas ele não atende telefone, nem responde as minhas mensagens. Até compreendo, porque ele é prefeito de uma cidade maior e tem bastante apuros. Daí conversei com o Toninho do Café e o Taborda e devido à não resposta dele realizamos o projeto. Mas isso aí nada impede, se ele quiser vir com a gente será um prazer e não vejo impedimento de incluir os cinco quilômetros no projeto”, explicou. 

Carlos Gil contesta a versão de Furlan, dizendo que no seu celular não consta nenhuma ligação do prefeito vizinho. A última foi em 12 de setembro de 2023.

Por outro lado,Furlan disse ainda ter grande apreço por Carlos Gil e também por Ivaiporã. “Minha mãe mora lá, meu irmão mora lá, nasci em Ivaiporã que é uma grande cidade. Não tenho nada contra ele, o que aconteceu foi uma falha de comunicação. Inclusive a duplicação nós estamos fazendo juntos. Está tudo bem entre nós, e se depender de mim continuaremos juntos em vários outros projetos”, completou Furlan. 

Ponte sobre o Rio Ivaí só depende de questão técnica

Com relação à Ponte do Rio Ivaí, o prefeito Carlos Gil relatou na reunião do Codesi, em Ivaiporã, que em fevereiro foi recebido pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, acompanhado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSD), e pelo deputado estadual Alexandre Curi (PSD). 

“Há uma recomendação técnica do DER para que seja implantado o asfalto nas cabeceiras da ponte de um quilometro de cada lado e estamos aguardando a definição do Governo aceitar. O recurso para esses dois quilômetros será da Assembleia Legislativa. O governador Ratinho Junior está empenhado para construção da ponte, é uma recomendação técnica e ele quer que se resolva. Portanto, na parte da ponte não tem o que discutir”. 

Carlos Gil também apresentou o projeto de melhoramentos na PR-466, que tem aproximadamente 50 anos e se encontra no mesmo estado de quando foi construída. Em Ivaiporã o trevo principal vai ganhar um viaduto melhorando o trafego, no trevo de acesso secundário será construída uma trincheira e também haverá melhoramento dos trevos de Jardim Alegre e a duplicação da via do trevo do Parque de Exposições até a Placa Luar. “Para a elaboração do nosso projeto a empresa que ganhou é do Recife, e eles devem entregar no mês de maio. A partir da aprovação, projeto será encaminhado para licitação”, completou Carlos Gil.