Campanhas institucionais, formalização de convênios e lançamentos de programas. As atividades constam no balanço de seis meses da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Apucarana. A prestação de contas referente ao período foi entregue pela procuradora da mulher, vereadora Eliana Rocha (Solidariedade), na última quinta-feira.
Dentro da proposta de levar a procuradoria para além da Câmara, o destaque foi a formalização de convênio com o Núcleo Regional de Educação, que deu início ao projeto “Procuradoria vai às Escolas”. A primeira palestra foi realizada no Colégio Nilo Cairo, com novas agendas previstas para o segundo semestre.
Com o mesmo intuito, a procuradoria vem articulando a ampliação de sua atuação. Dentre os encontros realizados, destacam-se as visitas e alinhamentos com a Presidência da OAB e a Comissão da Mulher Advogada, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMAA), o Conselho de Direito das Mulheres, além de instituições de ensino como FAP, Unespar, UTFPR e diversos colégios da cidade.
Segundo a vereadora Eliana Rocha, outras medidas de caráter institucional merecem destaque, como atualizações no regimento interno da Procuradoria e a realização de uma pesquisa sobre segurança de mulheres em aplicativos de mobilidade urbana. Ela destaca, ainda, que a representatividade da Procuradoria vem se consolidando a nível estadual. “Estivemos presente em eventos estaduais de capacitação, como o 6º Encontro das Mulheres Procuradoras do Paraná, o Fórum de Violência Doméstica (FOVID) e a Sessão Solene em Curitiba pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo. No encontro estadual, a Procuradoria de Apucarana foi convidada a apresentar a experiência pioneira da destinação de um veículo exclusivo pela Câmara Municipal, sendo reconhecida como referência no Estado”, destaca.
Durante o mês de março, em alusão ao Mês da Mulher, diversas ações foram realizadas, incluindo o tradicional Café com as servidoras da Câmara, com um painel de fotos em homenagem aos serviços prestados; a entrega do veículo oficial da Procuradoria; a organização do evento “Mulher Destaque”; e o 1º Encontro de Candidatas ao Pleito Municipal 2024, iniciativa voltada a incentivar a participação feminina na política local.
A Procuradoria também atua como parceria em ações institucionais de outros órgãos, com participações em programas como Justiça no Bairro, a campanha Empregabilidade Mulher, entre outros.
No campo da escuta ativa, foram realizados 7 atendimentos sigilosos, com os devidos encaminhamentos aos órgãos especializados, além de 3 denúncias registradas via o canal Ouvidoria da Mulher. Eliana ressaltou a importância do trabalho desenvolvido. “Nossa atuação é permanente, integrada com diversas frentes, sempre com foco na valorização, proteção e promoção dos direitos das mulheres de Apucarana”, afirmou.