Os profissionais que atuam na linha de frente do atendimento à população na área da saúde poderão ter um Botão do Pânico. O projeto é de autoria do deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
A proposta da nova legislação é implantar um sistema de alerta — o chamado Botão do Pânico — em unidades públicas e privadas de saúde, incluindo ambulâncias e demais unidades móveis. O dispositivo poderá ser acionado em casos de violência, ameaça ou qualquer outro tipo de risco, garantindo uma resposta rápida das autoridades competentes. O sistema seria semelhante ao disponibilizado às mulheres vítimas de violência doméstica.
O projeto está aberto para assinatura de outros parlamentares e tem adesão do líder da oposição na Casa, o deputado Arilson Chiorato (PT). “O projeto de lei se faz necessário diante do aumento de casos. Temos visto, cada vez mais frequente, o relato de casos de violência física e verbal contra médicos, enfermeiros e técnicos, que atuam no atendimento de unidades de saúde e hospitais”, pontua Arilson.