POLÍTICA

min de leitura - #

Proposta de aluna da rede estadual vira lei no Paraná

Da Redação

| Edição de 19 de fevereiro de 2026 | Atualizado em 19 de fevereiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma sugestão apresentada por uma aluna do ensino médio da rede pública estadual transformou-se em lei no Paraná. A estudante Rita de Cássia Lesnhak, do Colégio Padre Giuseppe Bugatti, de União da Vitória, teve sua proposta de criação de um programa de apoio vocacional para estudantes premiada, em 2025, como a melhor do projeto Geração Atitude e, neste ano, viu a iniciativa ser sancionada pelo Governo do Estado.

A proposição foi encampada pelos deputados Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, e Hussein Bakri (PSD), líder do Governo na Casa. A ideia da adolescente, resultou na Lei nº 22.973, sancionada em 12 de fevereiro de 2026. A medida institui a Campanha Permanente Orienta Paraná, de orientação vocacional e profissional para estudantes do ensino médio das redes pública e privada do Estado.

“A sanção da lei demonstra a importância de o Legislativo ouvir e apoiar quem está na ponta”, considerou Alexandre Curi. “É importante a participação da juventude no debate de políticas públicas”, avaliou.