POLÍTICA

min de leitura - #

PSD é o partido que mais elegeu prefeitos nos municípios da região de Apucarana

Adriana Savicki

| Edição de 08 de outubro de 2024 | Atualizado em 08 de outubro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Quase 45% dos municípios da região de Apucarana serão governados pelo Partido Social Democrático (PSD). O partido do governador Ratinho Junior ganhou em 13 dos 29 municípios. O desempenho regional da sigla reflete um fenômeno estadual. Em todo Paraná, 40% das prefeituras paranaenses serão governadas pelo partido a partir de 1º de janeiro de 2025, com 162 prefeituras conquistadas.

Dos 13 prefeitos do PSD, cinco foram reeleitos Thiago Epifánio, de Ariranha do Ivaí; Primis de Oliveira, de Godoy Moreira; Luiz Carlos Gil, de Ivaiporã; José Carlos da Silva Corona, de Manoel Ribas; e Moisés José de Andrade, de Rio Bom. Dois ex-prefeitos conseguiram voltar às prefeituras: Hugo Manueira, em Sabáudia, e Washington Luiz da Silva, em Kaloré.

Conquistaram o cargo pela primeira vez Rafael Cita, que vai governar Arapongas; Hermes Santa Rosa, em Faxinal; Moises Santos, em Jardim Alegre; Walmir Peres, em Marilândia do Sul; João Pedro Magon em Novo Itacolomi; e Cesar do Anízio, eleito em Rosário do Ivaí.

O segundo partido com mais prefeitos eleitos na região é o MDB, com cinco prefeituras. A legenda reelegeu o prefeito de Rio Branco do Ivaí, Pedro Taborda, além de conquistar outras quatro prefeituras: Cambira, que terá como prefeita Ana Lúcia de Oliveira; São Pedro do Ivaí, onde Rildo da Padaria garantiu cargo, Lunardelli onde Luiz Wanderlei Marson Sardi foi candidato único, e Jandaia do Sul, que será governada pelo ex-prefeito Ditão Pupio.

União Brasil e PSDB elegeram três prefeitos. O PSDB terá prefeitos em 2025 em Arapuã, onde a prefeitura será governada por Mané Salvador; em Califórnia, onde a eleição foi vencida por Paulo da Padaria, e em Cruzmaltina, onde o ex-prefeito Maurício Bueno foi eleito.

O União Brasil elegeu prefeito em Apucarana, com Rodolfo Mota, em Mauá da Serra, com Givanildo Lopes, e em São João do Ivaí, onde o ex-prefeito Fábio Hidek vai retornar à prefeitura.

Dois prefeitos foram eleitos pelo Republicanos, que conquistou as prefeituras de Bom Sucesso, com Rosana do Ná, e Lidianópolis, com a eleição de Cido Buzato.

Os partidos PL, Podemos e PSB garantiram uma prefeitura na região. O PL de Bolsonaro elegeu Elaine Ferreira em Marumbi. O professor Willian José foi eleito pelo Podemos em Grandes Rios e o ex-prefeito Adilson Luchetti, o Didi, vai retornar à prefeitura de Borrazópolis pelo PSB.

PARANÁ

No Paraná, depois do PSD, o Partido Progressistas (PP) e Partido Liberal (PL) são os que ganharam mais prefeituras. O PP de Sílvio Barros elegeu 61 prefeitos. Em terceiro lugar aparece o Partido Liberal (PL), com 52 administrações municipais.