POLÍTICA

min de leitura - #

Rafael Cita prioriza conclusão de obras e ações pontuais na saúde e educação

Edison Costa

| Edição de 03 de janeiro de 2025 | Atualizado em 03 de janeiro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Após tomar posse na última quarta-feira, o novo prefeito de Arapongas, Rafael Cita (PSD), diz que já está com seu plano de governo debaixo do braço para colocar em prática os projetos que foram apresentados à população durante a campanha eleitoral. “A expectativa para esse início de mandato é desafiadora, mas estamos preparados para enfrentar os problemas que surgirem no dia a dia”, declarou Cita em entrevista concedida nesta sexta-feira ao TNOnline/Tribuna do Norte.

O novo gestor público do Município observa que, desde quando foi eleito em 6 de outubro, no dia seguinte já começou a trabalhar junto com a equipe de transição para preparar seu início de mandato. “Eu fiz parte da administração Sérgio Onofre, com quem fiquei 7 anos e meio juntos, então já conheço como estava a prefeitura no aspecto financeiro e orçamentário”, assinala.

De momento, segundo ele, suas prioridades são finalizar as obras deixadas em andamento pela administração anterior e desenvolver ações pontuais nas áreas de saúde e educação que venham solucionar problemas existentes.

Entre as obras a serem finalizadas, o prefeito relaciona a revitalização da Avenida Tico-Tico-Rei e a transposição do Jardim Casa Grande/Santo Antônio. Outro projeto é a construção da nova usina de reciclagem de lixo, que tem recursos da ordem de R$ 2,2 milhões garantidos pela Itaipu Binacional.

Na área de saúde, Rafael Cita pretende desenvolver ações de fortalecimento do Programa Saúde da Família (PSF), fazendo com que a população tenha acesso aos mais diversos atendimentos diretamente no posto de saúde de seu bairro, não apenas no posto central. Ele aponta como como exemplo a vacinação, que hoje é feita apenas na UBS central.

Também é sua intenção reduzir a fila de exames e procedimentos eletivos. Segundo ele, já neste primeiro semestre será feito um mutirão de exames de imagem, que será custeado com recursos da ordem de R$ 4 milhões de emendas parlamentares. Depois esse trabalho terá continuidade de acordo com a demanda.

VALE-CRECHE

Outro projeto que o novo prefeito pretende colocar em prática é a criação do Vale-Creche, que vai permitir que pais possam matricular seus filhos em creches particulares quando não houver vaga nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Segundo ele, em Arapongas nascem cerca de 1,5 mil crianças por ano e o Município não consegue criar vagas o suficiente nos CMEIs públicos para acolher essas crianças.

Segundo ele, para reduzir de imediato essa fila de espera nas creches, que hoje são em torno de 1,3 mil crianças, a administração municipal vai atuar em três vertentes: continuar criando vagas pelo próprio Município, formalização de convênios com escolas particulares através dos quais o Município compra vagas e implantação do Vale-Creche, que vai permitir que pais possam deixar seus filhos em uma unidade particular próximo do local de trabalho ou no bairro onde mora.