O governador Ratinho Junior elencou avanços obtidos pelo Paraná nos últimos anos durante a sua participação ontem no Aerp Day, evento promovido pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) em Las Vegas, nos Estados Unidos. O encontro foi organizado por empresários paranaenses do setor e integra o NAB Show, a maior feira do setor de tecnologia e radiodifusão do mundo, produzida anualmente pela National Association of Broadcasters (NAB) desde 1991.
À plateia, formada por empresários de radiodifusão paranaenses, mas também de outras partes do Brasil e do mundo, Ratinho Junior mencionou alguns indicadores sobre o Paraná que ajudam a ilustrar o bom momento pelo qual o Estado passa atualmente. Entre outros números, ele enfatizou o aumento de 63% do Produto Interno Bruto do Paraná em apenas seis anos – que saltou de R$ 440 bilhões em 2018 para R$ 718,9 bilhões em 2024.
Uma das principais consequências desse crescimento refletiu, segundo o governador, no aumento de oportunidades no mercado de trabalho formal. No quarto trimestre de 2024, o Paraná registrou uma taxa de desemprego de apenas 3,3% da população segundo o IBGE, a menor da série histórica, iniciada em 2012.
“Estes dados demonstram que fizemos o dever de casa por meio da redução da burocracia e da criação de condições favoráveis para que o setor privado investisse no Paraná, o que se reflete no aumento do PIB e na criação de milhares de empregos”, afirmou Ratinho Junior durante o encontro.
Ao falar especificamente sobre as empresas de radiodifusão, o governador seguiu a mesma linha, defendendo mudanças na legislação que garantam menos burocracia e o mesmo tratamento dado a outros concorrentes, como as big techs, para que o setor possa continuar crescendo e se desenvolvendo.
Também em Las Vegas, Ratinho Junior se reuniu com diretores da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), duas das principais associações de comunicação do Brasil.