POLÍTICA

min de leitura - #

Ratinho Junior tem aprovação de 79% dos paranaenses, diz pesquisa

Da Redação

| Edição de 11 de abril de 2024 | Atualizado em 11 de abril de 2024
Carlos Roberto Massa Júnior mais conhecido como Ratinho Júnior,
Carlos Roberto Massa Júnior mais conhecido como Ratinho Júnior,

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Pesquisa Quaest divulgada ontem aponta que o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), é aprovado por 79% dos eleitores paranaenses, enquanto 17% reprovam sua gestão. Outros 4% não sabem ou não responderam. 

O levantamento ouviu 1.121 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 4 e 7 de abril em 56 municípios e foi encomendado pela Genial Investimentos. A margem de erro é de 2,9 pontos para mais ou para menos. 

Também foram realizadas pesquisas em São Paulo, Goiás e Minas Gerais. Ratinho Junior é mais bem avaliado do que o mineiro Romeu Zema (62%) e o paulista Tarcísio de Freitas (62%). Fica atrás do goiano Ronaldo Caiado (86%).

Quando questionados sobre como avaliam o governo de Ratinho Junior, que está no segundo mandato e é apontado como possível pré-candidato ao Palácio do Planalto em 2026, 59% dos eleitores do Estado apontam que a gestão é positiva. Já 30% a consideram regular e 7% avaliam como negativa. Também neste caso são 4% os que não souberam ou não responderam.

Para os paranaenses, a educação é a área com melhor desempenho entre as medidas pela pesquisa Genial/Quaest. São 63% os eleitores do Estado que apontam que o trabalho no setor é positivo, enquanto 28% avaliam como regular e 9% veem a atuação como negativa na área. Também registra bom resultado a geração de emprego e renda, apontada como positiva por 60% dos eleitores paranaenses. 

Índices de avaliação positiva acima de 50% também são registrados em infraestrutura e mobilidade (55%), habitação (55%) e transporte público (54%). As duas áreas com avaliação mais baixa são segurança pública (48%) e saúde (47%).

Para 74% dos eleitores paranaenses, o Estado está melhor que os demais. São 15% os que acham que está pior e 12% os que não souberam ou não responderam.

Para 52% dos eleitores do Paraná, a economia do Estado melhorou. Enquanto isso, 36% acham que está igual e 10% apontam que está piorando.

A pesquisa também mostrou que 27% dos eleitores paranaenses acham que a economia do Estado vive melhora (no caso da economia brasileira, são 21% os paranaenses que veem melhora). São 45% os eleitores do Estado que veem que a situação econômica do Estado ficou igual (27% no caso da nacional) e 23% os que apontam que piorou (49% no caso da brasileira).

Ratinho Junior aponta justamente a economia como responsável pela sua aprovação. “Ao longo dos últimos anos, o Paraná tem se destacado em nível nacional pelo crescimento econômico. Somos o estado que mais vem crescendo no país, segundo o Banco Central. Foi divulgado o PIB e o Paraná cresceu 5,8% e 7,8% na sua atividade econômica, o que acaba gerando muito emprego”, avaliou.

GOVERNO LULA 

No Paraná, o governo do presidente Lula (PT) é aprovado por 44% dos eleitores e desaprovado por outros 54%. Quando questionados sobre a avaliação que fazem da gestão federal, são 30% os que a apontam como positiva, 27% os que veem como regular e 41% os que a avaliam como negativa.