Pesquisa Quaest divulgada ontem aponta que o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), é aprovado por 79% dos eleitores paranaenses, enquanto 17% reprovam sua gestão. Outros 4% não sabem ou não responderam.
O levantamento ouviu 1.121 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 4 e 7 de abril em 56 municípios e foi encomendado pela Genial Investimentos. A margem de erro é de 2,9 pontos para mais ou para menos.
Também foram realizadas pesquisas em São Paulo, Goiás e Minas Gerais. Ratinho Junior é mais bem avaliado do que o mineiro Romeu Zema (62%) e o paulista Tarcísio de Freitas (62%). Fica atrás do goiano Ronaldo Caiado (86%).
Quando questionados sobre como avaliam o governo de Ratinho Junior, que está no segundo mandato e é apontado como possível pré-candidato ao Palácio do Planalto em 2026, 59% dos eleitores do Estado apontam que a gestão é positiva. Já 30% a consideram regular e 7% avaliam como negativa. Também neste caso são 4% os que não souberam ou não responderam.
Para os paranaenses, a educação é a área com melhor desempenho entre as medidas pela pesquisa Genial/Quaest. São 63% os eleitores do Estado que apontam que o trabalho no setor é positivo, enquanto 28% avaliam como regular e 9% veem a atuação como negativa na área. Também registra bom resultado a geração de emprego e renda, apontada como positiva por 60% dos eleitores paranaenses.
Índices de avaliação positiva acima de 50% também são registrados em infraestrutura e mobilidade (55%), habitação (55%) e transporte público (54%). As duas áreas com avaliação mais baixa são segurança pública (48%) e saúde (47%).
Para 74% dos eleitores paranaenses, o Estado está melhor que os demais. São 15% os que acham que está pior e 12% os que não souberam ou não responderam.
Para 52% dos eleitores do Paraná, a economia do Estado melhorou. Enquanto isso, 36% acham que está igual e 10% apontam que está piorando.
A pesquisa também mostrou que 27% dos eleitores paranaenses acham que a economia do Estado vive melhora (no caso da economia brasileira, são 21% os paranaenses que veem melhora). São 45% os eleitores do Estado que veem que a situação econômica do Estado ficou igual (27% no caso da nacional) e 23% os que apontam que piorou (49% no caso da brasileira).
Ratinho Junior aponta justamente a economia como responsável pela sua aprovação. “Ao longo dos últimos anos, o Paraná tem se destacado em nível nacional pelo crescimento econômico. Somos o estado que mais vem crescendo no país, segundo o Banco Central. Foi divulgado o PIB e o Paraná cresceu 5,8% e 7,8% na sua atividade econômica, o que acaba gerando muito emprego”, avaliou.
GOVERNO LULA
No Paraná, o governo do presidente Lula (PT) é aprovado por 44% dos eleitores e desaprovado por outros 54%. Quando questionados sobre a avaliação que fazem da gestão federal, são 30% os que a apontam como positiva, 27% os que veem como regular e 41% os que a avaliam como negativa.