POLÍTICA

min de leitura - #

Rodolfo Mota é eleito prefeito de Apucarana com 63,6% dos votos

Da Redação

| Edição de 07 de outubro de 2024 | Atualizado em 07 de outubro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Rodolfo Mota (União Brasil), da coligação “Pé no Chão, Deus no Coração”, é o prefeito eleito de Apucarana. Com 63,67% dos votos válidos, Mota venceu as eleições deste domingo (6) totalizando 42.567 votos, mais de 26 mil à frente do segundo colocado, o candidato Rodrigo Recife (MDB), que totalizou 15.499 (23,18%).

O candidato do PL, Paulo Vital foi o terceiro colocado no pleito, com 4.917 votos (7,35%). A candidata do PT, Jane Reis garantiu 3.876 votos ( 5,80%). Brancos e nulos somaram pouco mais de 6,3 mil votos.

Mota votou no final da manhã no Colégio Estadual Cívico-Militar Osmar Guaracy Freire, no Núcleo Habitacional Adriano Correa, bairro onde passou a infância e onde ainda reside.

A tarde, acompanhou a apuração com familiares próximos e quando a contagem de votos se aproximava do fim, se dirigiu até a Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), na companhia do vice, Marcos da Vila Reis (PP), onde um grande grupo de apoiadores o esperava.

“Esta eleição mostrou que Apucarana não tem dono, não tem cacique. Quem manda é o povo”, disse Rodolfo após a vitória.

Ele afirmou que ainda que irá “dedicar os melhores anos de sua vida” para trabalhar pelo povo de Apucarana. Ele falou aos apoiadores ao lado da esposa e do filho.

Ele reforçou, como disse ao longo da campanha eleitoral, que fará uma campanha voltada para as pessoas e também agradeceu os votos recebidos. “É uma alegria enorme, mas também um desafio a que me propus e, a partir de agora, vamos cuidar das pessoas”, comentou.

Após comemorar com os apoiadores que estavam na Acea, Mota seguiu em carreata até a área central da cidade, onde um cumprimentou uma multidão que o esperava na Praça Rui Barbosa.

A Justiça Eleitoral iniciou às 17 horas a apuração da votação para prefeito e vereador em todo o país. O resultado final foi concluído perto das 21 horas, quando os vereadores eleitos também confirmados.

PERFIL

Advogado, Rodolfo Mota tem 37 anos e essa é a sexta eleição que ele disputou. Ele estreou na política em 2008, quando concorreu ao cargo de vereador. Disputou em 2012, novamente sem sucesso para ser eleito em 2016 com 3,5 mil votos, sendo o vereador mais votado do pleito. Em 2020 concorreu à Prefeitura com o atual prefeito Júnior da Femac e outros quatro candidatos, sendo o segundo colocado no pleito com 19.555 votos (31,7%). Concorreu novamente ao cargo de deputado estadual em 2022.