Osenador Sérgio Moro (União) tem a preferência do eleitorado de Apucarana na disputa pelo Palácio Iguaçu no ano que vem. O ex-juiz aparece com 29,8% das intenções de voto em um dos cenários. É o que aponta pesquisa contratada pela Tribuna e realizada pelo instituto Visão Intelligence. A margem de erro é de 4,9% para mais ou para menos. Já na pesquisa espontânea, o governador Ratinho Junior (PSD), que está em segundo mandato e não pode concorrer, e o secretário de Saúde, Beto Preto (PSD), foram os nomes mais citados.
A pesquisa ouviu 400 pessoas, estratificadas em seis regiões da cidade. Foram apresentados dois cenários aos eleitores. Na estimulada que o ex-juiz atingiu 29,8%, o segundo colocado é o ex-governador Roberto Requião (MOBI), com 7,8%. O presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD) tem 5,2%. Cida Borghetti (PP) e Ênio Verri (PT) empatam em 2,1%. Guto Silva (PSD) tem 1,8%.
A maior parte dos eleitores, entretanto, não tem candidato. Não sabe/não opinou somam 29,5% e 21,8% não votaria em nenhum dos nomes apresentados.
Moro também lidera com 25,4% em um segundo cenário, que inclui os nomes do ex-prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), que atinge 5,2%, e do ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), que soma 3,1%. Nesse cenário o ex-governador Requião se mantém na segunda colocação, mas com 9,3%. Énio Verri tem 2,6% e Guto Silva 1%. Não sabe/não opinou somam 33,40% e 19,9% não votaria em nenhum.
ESPONTÂNEA
Na pesquisa espontânea – quando nenhum nome é apresentado -, o senador Sérgio Moro não tem o mesmo desempenho e foi citado por 0,5% dos entrevistados.
O nome mais citado, com 11,9%, é o do governador Ratinho Junior (PSD) que está em seu segundo mandato e não pode concorrer. O secretário de Estado da Saúde e ex-prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD) é o segundo mais lembrado pela população, com 4,1% das intenções de voto. O ex-governador Requião tem 3,6%, Rafael Greca tem 1,6% e Marcelo Belinati e Guto Silva empatam com 0,5%.
Nessa avaliação, não sabe/Não opinou somam 77,2%.
Bolsonaro e Ratinho Jr na frente na disputa para presidência
A Visão Intelligence também mapeou a preferência do eleitorado em relação à corrida presidencial. O governador Ratinho Junior e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, são destaque. No primeiro cenário pesquisado, Ratinho Junior aparece com 28,2%, mais que o dobro do índice do segundo colocado, o presidente Lula, com 11,4%
O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT) tem 8,3%, o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 4,1% e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União) tem 1%. Não sabe/não opinou somam 13,70% e 33,2% não votaria em nenhum dos nomes.
Em um segundo cenário, sem Ratinho Jr, o ex-presidente Jair Bolsonaro tem 42% das intenções de voto. Nesse recorte, Lula tem 9,3%, Ciro Gomes soma 6,2% e Ronaldo Caiado tem 1,6%. Não sabem/não opinaram 1,4% dos entrevistados e 23,3% não votaria em nenhum.