POLÍTICA

min de leitura - #

Servidores de Arapongas terão reajuste salarial de 5%

Da Redação

| Edição de 20 de janeiro de 2026 | Atualizado em 20 de janeiro de 2026
Os interessados podem se inscrever até 11 de agosto de 2025
Os interessados podem se inscrever até 11 de agosto de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Arapongas anunciou nesta terça-feira (20) o percentual de 5% de reajuste salarial para os servidores públicos municipais para o ano de 2026. Segundo o prefeito Rafael Cita, o percentual, acima da inflação acumulada em 2025, foi definido por meio de reuniões com as secretarias de Finanças, de Governo e de Administração, bem como com o Sindicato dos Servidores Públicos e das Autarquias Municipais de Arapongas e Sabáudia (SISPAMAS). O projeto foi encaminhado na segunda-feira (19) para a Câmara Municipal.

“A inflação foi de cerca de 4.3% e nós encaminhamos a revisão geral com índice de 5% de aumento na remuneração, no vencimento, para os servidores. Estamos dando um pouco a mais que a inflação para beneficiar os servidores, sem descuidar também do equilíbrio das contas municipais”, salienta o prefeito.

Rafael Cita afirma ainda que isso é revisão geral, aquela que é obrigatória pela Constituição Federal. “Porém, há outros projetos de determinadas categorias que irão na sequência, mas não houve tempo de finalizá-los, sobretudo pelo período de fim de ano e tudo mais. Estamos finalizando os projetos - um deles, que depois nós vamos apresentar também, é uma revisão da tabela, que eu falo há muito tempo, dos professores. Estamos em fase final de análise”, anuncia o prefeito. “Encaminharemos em breve também essa versão final para os professores e outras categorias que virão no decorrer deste início do ano. Todas as medidas são fundamentadas na legislação e olhando a questão do aspecto financeiro orçamentário do município, até onde o município pode ir, porque não podemos ser irresponsáveis com as finanças públicas”, argumenta o prefeito.

Rafael Cita lembra que o município terminou o ano com as contas em dia, embora 2025 tenha sido um ano difícil para muitas prefeituras. “Fechamos o ano com tudo pago e queremos que neste ano as coisas caminhem da mesma forma”, finaliza.