A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) definiu, nesta terça-feira, os presidentes, vice-presidentes e membros das 28 comissões permanentes para o biênio 2025-2027. Os integrantes dos grupos parlamentares temáticos foram indicados pelas lideranças e blocos partidários, conforme anunciou o deputado Ney Leprevost (União Brasil), 2º vice-presidente, durante a reunião parlamentar que ele presidiu.
Com oito votos ao seu favor, o atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), foi eleito para a presidência da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), a mais importante comissão da Assembleia.
Um grupo de deputados chegou a impetrar mandado de segurança, com pedido de liminar, para impedir que ele fosse eleito, mas a liminar foi negada. O mandado ainda será julgado pelo órgão especial do TJ (Tribunal de Justiça).
Os deputados Renato Freitas (PT), Luiz Fernando Guerra (União) e Márcio Pacheco (PP) também se colocaram como candidatos à presidência da CCJ. Renato Freitas obteve dois votos e Guerra e Márcio Pacheco tiveram um voto cada. Apenas o deputado Tito Barichello (União Brasil) não votou.
Ao ser eleito para presidir a CCJ, Traiano lembrou suas onze eleições consecutivas para a Assembleia Legislativa. “Eu acho que a gente tem uma história que merece um pouco de respeito”, disse ao defender sua candidatura dentro da comissão. O deputado Cobra Repórter (PSD) será o vice-presidente desta comissão.
Outra comissão também considerada importante, a de Finanças e Tributação, terá como presidente Marcio Pacheco (PP) e Nelson Justus (União Brasil) como vice. A Comissão de Orçamento será presidida por Luiz Cláudio Romanelli (PSD), tendo Ricardo Arruda (PL) na vice-presidência.
O deputado apucaranense Arilson Chiorato (PT) vai presidir a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção de Animais, contando com Evandro Araújo (PSD) como vice-presidente.
As novas comissões, que no geral sofreram poucas alterações em suas composições atuais e foram definidas através de acordo de lideranças, iniciam os trabalhos em fevereiro de 2025, encerrando as atividades em 31 de janeiro de 2027. Nesta data encerram os mandatos dos atuais 54 deputados paranaenses.
Com caráter técnico-legislativo ou especializado, as comissões fazem parte da estrutura institucional da Assembleia. Elas funcionam com responsabilidade sobre determinada área do interesse coletivo.São compostas por sete membros cada; exceto a Comissão Executiva, que é integrada pelo presidente, 1º e 2º secretários; e a de Constituição e Justiça (CCJ), que é composta por treze membros.