POLÍTICA

min de leitura - #

TRE-PR defende pacto por eleições pacíficas no Estado

Cindy Santos

| Edição de 29 de agosto de 2024 | Atualizado em 29 de agosto de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) está incentivando a adesão dos municípios ao “Pacto pela Realização de Eleições Pacíficas”, com o objetivo de garantir um pleito seguro, igualitário, inclusivo, livre de assédio eleitoral, de desinformação e de discurso de ódio. O vice-presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, esteve em Apucarana nesta quarta-feira para divulgar esta e outras ações do órgão eleitoral e ressaltou que o objetivo do pacto é evitar o cenário de intolerância ocorrido nas últimas eleições

“A ideia surgiu exatamente por isso, para podermos trabalhar sem agressões físicas, verbais, às vezes até desmantelando, desmanchando a unidade familiar. Certamente nas últimas eleições um grupo familiar brigou, um grupo de amigos brigou exatamente devido à política. Mas a política não pode causar isso, não pode causar desavença. Ela tem de causar união. E sempre conclamamos aonde vamos, como é o caso de Apucarana, que as autoridades locais, os órgãos representativos de classe, assinem esse pacto para trabalhar em favor de uma eleição tranquila”, explicou.

Na noite de quarta-feira, ele ministrou palestra no Salão do Júri do Fórum de Apucarana para candidatos a prefeito, vereador, advogados e outros sobre a campanha “Eleições 2024 no Caminho da Paz”. Ontem, ele fez uma visita à redação do TNOnline e Tribuna do Norte, acompanhado do juiz eleitoral Rogério Tragibo de Campos.

Juntamente com o pacto, o TRE-PR também lançou o Protocolo de Prevenção à Fraude da Cota de Gênero com orientações e medidas preventivas contra essas situações. (CINDY SANTOS E LIS KATO)