POLÍTICA

min de leitura - #

Vereador de Ivaiporã é detido em operação contra o tráfico

Fernando Klein

| Edição de 26 de setembro de 2023 | Atualizado em 26 de setembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Vereador de Ivaiporã é detido em operação contra o tráfico

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Polícia Militar (PM), de Ivaiporã, deteve na noite desta segunda-feira o vereador Antônio Vila Real (MDB), 60 anos, durante uma operação contra o tráfico de drogas. O vereador estava com um homem de 28 anos, que já tem passagem por tráfico de drogas e é investigado pela Agência Local de Inteligência da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Em vídeo, o vereador negou qualquer envolvimento com o tráfico de drogas.

De acordo com o boletim de ocorrência, o serviço de inteligência recebeu informações de que um homem estaria realizando a venda de maconha em um sítio na região da Água do Coquinho, na zona rural de Ivaiporã.

Foi intensificado o patrulhamento e, por volta das 23 horas, a equipe policial avistou um veículo Kwid branco se deslocando para o local. Diante da suspeita, foi realizada a abordagem e identificado o motorista, sendo ele o vereador Vila Real.

Em busca pessoal foram encontrados no bolso do passageiro 2,2 gramas de maconha e sob o banco que ele estava um tablete de maconha com 14,4 gramas.

Dentro de uma mochila que seria do vereador, os policiais encontraram escondida em um controle remoto uma porção de cocaína, que pesou 700 miligramas.

Nas buscas na propriedade do passageiro foram localizados mais 2,3 kg de maconha, que estava escondida dentro de um galão em uma mata.

O delegado Erlon Ribeiro da Silva, da Polícia Civil de Ivaiporã, afirmou que Vila Real foi conduzido à delegacia por porte de drogas para o consumo pessoal. Foi confeccionado um termo circunstanciado, ele foi ouvido e liberado. O outro abordado ficou detido por tráfico de drogas.

Na manhã desta terça-feira, o vereador negou qualquer envolvimento com tráfico de drogas e disse que a cocaína encontrada na mochila não era dele. Ele divulgou uma nota pública em vídeo acompanhado de um advogado. Ele explicou que sua participação no incidente foi inadvertida, alegando que estava apenas prestando auxílio a um amigo, dando-lhe uma carona até a casa de um irmão, quando houve a abordagem policial. Vila Real disse ainda que, no depoimento ao delegado, seu amigo assumiu toda responsabilidade pelo entorpecente encontrado no veículo.

O presidente da Câmara de Ivaiporã, vereador Edivaldo Montanheri (PTB), o Sabão, divulgou uma nota oficial em nome do Poder Legislativo sobre a ocorrência envolvendo um companheiro da Casa. “Devido às diversas notícias veiculadas pela imprensa, a Câmara Municipal de Ivaiporã solicitará as informações necessárias às autoridades competentes no sentido de apurar a verdade dos fatos, dentro das medidas cabíveis e da legalidade para que se possa manifestar e tomar as medidas pertinentes”, diz a nota. (COLABOROU EDISON COSTA)