POLÍTICA

min de leitura - #

Vereadores aprovam projeto para premiar destaques de Apucarana

Da Redação

| Edição de 25 de agosto de 2025 | Atualizado em 25 de agosto de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em sessão marcada por homenagem e discursos voltados para comunidade acadêmica presente, a Câmara Municipal de Apucarana realizou na noite de ontem mais uma sessão ordinária itinerante, desta vez nas dependências do campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Com participação de estudantes e do diretor do campus, Thiago Gentil Ramires, os vereadores aprovaram três projetos de lei, requerimentos e moção de aplauso.

Entre os projetos aprovados em primeira discussão está PL de autoria do vereador Luciano Facchiano (Agir), que institui Programa Municipal de Reaproveitamento de Fresado Asfáltico, garantindo que as sobras do material usado na pavimentação e correção asfáltica possam ser aplicadas em estradas rurais. A matéria foi aprovada por unanimidade.

Também em primeira votação foi aprovado PL de Wellington Gentil (Agir), que cria o prêmio “Destaque Apucarana”, uma homenagem anual destinada a reconhecer personalidades que tenham contribuído de forma significativa para promover o nome de Apucarana em âmbito nacional que será entregue próximo ao aniversário da cidade, comemorado em 28 de janeiro. Na justificativa, o vereador argumenta que destacar trajetórias inspiradoras e conquistas expressivas em diversas áreas estimula o protagonismo local. O projeto foi aprovado com um voto contrário, de Guilherme Livoti (União), que argumentou que a Câmara já tem várias honrarias concedidas.

Em segunda votação foi aprovado PL do presidente da Casa, Danylo Acioli (MDB), que proíbe o poder público de contratar shows para público infanto-juvenil de artistas que façam apologia à drogas ilícitas, crime, misoginia, preconceito racial entre outros. O projeto foi aprovado com voto contrário de Ordalone Orente (PT), que já havia se posicionado na primeira votação.

“Levar a Câmara até a UTFPR é uma forma de integrar os estudantes e a comunidade acadêmica ao processo legislativo, fortalecendo a democracia”, comentou o presidente da Casa, Danylo Acioli, que adiantou que a próxima sessão itinerante deve ser realizada na sede da Acia - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana.

HOMENAGEM

Durante a sessão também foi entregue moção de aplausos a atleta Madelaine Gomes, atual campeã brasileira sub-18 de heptatlo. A jovem emocionou os presentes em um discurso emotivo. Segundo Madelaine, era um sonho representar Apucarana em campeonatos importantes. “Isso é só o começo. Eu tenho o sonho de verdade de trazer uma medalha olímpica para a cidade”, completou.