CIDADES

min de leitura - #

UTFPR aprova mestrado em engenharia química

Fernanda Neme

| Edição de 19 de setembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) está lançando o programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, em nível de mestrado acadêmico. A universidade teve a proposta do novo curso aprovado na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Imagem ilustrativa da imagem UTFPR aprova mestrado em engenharia química

Segundo o professor e doutor Cosmo Santiago, diretor de pesquisa e pós-graduação do Campus Apucarana, com a aprovação do mestrado em Engenharia Química, o campus local passa a ter dois programas, uma vez que já oferta um na área de Engenharia Ambiental. A previsão é de que o novo mestrado inicie as atividades em fevereiro de 2019. 
Segundo o professor, a proposta havia sido aprovada no Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade no ano passado e aguardava a aprovação do Comitê Técnico Científico – CTC da CAPES. “É uma conquista da UTFPR para toda a comunidade do Vale do Ivaí, com grande esforço de um grupo de pesquisadores do campus que concentra suas pesquisas, principalmente, no desenvolvimento de processos”, explica. 
De acordo com Cosmo, o programa visa a formação de novos pesquisadores e profissionais aptos a desenvolver novas tecnologias nas áreas de abrangência da Engenharia Química, com foco em Processos de Separação e Bioprocessos, que são as linhas de pesquisas. 
“O curso oferece uma sólida formação nas ciências básicas da Engenharia Química, visando proporcionar aos profissionais titulados uma visão ampla do entendimento dos processos em micro e macro escalas, além de desenvolver soluções de caráter tecnológico associados à Engenharia Química e áreas correlatas”, complementa.  (FERNANDA NEME)