O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), procurou ontem a Tribuna para contestar as críticas feitas pelo deputado federal Alex Canziani (PTB), com relação à sua afirmação de que, nos últimos cinco anos e meio, o parlamentar não trouxe recursos para Apucarana, apesar de ter obtido cerca de 13 mil votos no município na eleição de 2014.
“Se ele (Canziani) não respeita o prefeito de Apucarana, reeleito com 91% dos votos, tudo bem, mas deveria ao menos ter respeito aos 13 mil apucaranenses que votaram nele”, argumenta Beto Preto. Ele ressalta que o deputado Canziani, nos últimos anos, não trouxe nenhuma verba para creches, escolas, postos de saúde e asfalto. “Essa conduta, provavelmente, é justificada pelo simples fato de que o deputado apoia o grupo político de ex-prefeitos. Acho que ele deve prestar contas aos eleitores apucaranenses, em relação à sua falta de vontade de ajudar Apucarana”, criticou o prefeito.
Beto Preto relata que buscou informações sobre as verbas que Alex Canziani diz ter liberado para Apucarana. “Soubemos na Edhucca que foi solicitada uma emenda ao deputado, mas não tiveram êxito. E que o deputado apenas ajudou a desemperrar um projeto da entidade que estava parado na Copel”, contou.
Com relação à Unespar/Fecea foi reivindicada uma emenda parlamentar de Canziani para reparos e melhorias em geral na estrutura do campus. “A emenda também não foi liberada. Contudo, o deputado conseguiu um convênio com o FNDE, que chegou a ser celebrado em 2016, mas até ontem o dinheiro não havia chego”, narrou Beto Preto.
Quanto ao R$ 1 milhão que Alex Canziani diz ter conseguido para o Campus Apucarana da UTFPR, o prefeito obteve informações de que a instituição está correndo o sério risco de a verba ser cancelada, se não for liberada até o dia 1º de outubro.
Quanto à alegada inoperância da Prefeitura de Apucarana, em suposta perda de verba intermediada pelo deputado federal Alex Canziani, o prefeito Beto Preto esclareceu que solicitou sim a liberação de recursos, mas acabou desistindo em função de exigências feitas pelo parlamentar. “Não aceitei o formato do convênio que, na prática, poderia gerar riscos e implicações posteriores à Associação Comercial, Industrial de Apucarana (Acia) e ao meu próprio mandato”, explicou Beto Preto. “Neste caso me protegi e tive o cuidado e a precaução que falta ao deputado”, acrescentou o prefeito.
GAECO
Beto Preto assevera que o último recurso que o deputado trouxe para Apucarana, para custear o projeto técnico do contorno ferroviário, está sendo investigado pelo Gaeco de Curitiba. “Tivemos que remeter ao Gaeco, na semana passada, a cópia do edital de licitação e do contrato feito com a empresa vencedora da concorrência, no valor de R$ 2 milhões”, revelou o prefeito.
Beto Preto conclui reafirmando que o deputado federal foi muito bem votado em Apucarana e deve satisfação aos eleitores pela falta absoluta falta de investimentos no município. “Apesar de tudo, tenho respeito à pessoa dele e entendo sua posição política em Apucarana é legítima”, finalizou.