Estamos nos últimos dias do ano de 2016. Foi um ano de dificuldades de toda ordem econômica, política, social, financeira com sérias dificuldades à governança do país, com reflexos altamente negativos. De fato, foram dias difíceis para toda população em geral, principalmente à classe de trabalhadores menos favorecida.
Fatores que influíram negativa e decisivamente no caos brasileiro, segundo os estudiosos de economia e finanças foi o impeachment que causou um tremendo abalo político, quando então, segundo Júlio Aurélio, da fundação Casa de Rui Barbosa, motivado pela corrupção e a crise econômica.
Outro fato que irá preocupar o governo em 1917 é a crise fiscal dos Estados muitos deles à beira da falência, nesses casos o governo deve dar prioridade para solucionar esses problemas, principalmente nos estados Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais.
Outra preocupação do governo central será a escolha dos sucessores das presidências do Senado e da câmara Federal, e que sejam de sua inteira confiança para a tranquilidade da governabilidade e a sua firme participação será decisiva para levar bom termo a governança que vive momentos de dificuldades de toda ordem. Firmeza e pulso serão suas principais armas.
De fato, a Operação Lava Jato é um dos problemas críticos para a governabilidade e que, provavelmente, pode atrapalhar os planos do governo no ano que se inicia. Estão políticos envolvidos de alto calibre nessa investigação e com seus nomes já divulgados e conhecidos pelas delações premiadas e, recentemente, diante de um relatório elaborado por governo americano está pondo em polvorosa a classe política brasileira com o envolvimento das principais empreiteiras de obras brasileiras de grande vulto e, ainda, em outros países, com divulgação de renomados políticos, está causando uma situação bastante delicada e até preocupação na política brasileira e o que pode acontecer só o tempo dirá. Com certeza, essa situação desagradável que abala o Brasil e outros países envolvidos não pode perdurar indefinidamente. Algo terá que se fazer a curto prazo e sem mais delongas.
Medidas estão sendo propostas pelo atual governo para que a economia seja viabilizada, principalmente, no corte de gastos do governo pela PEC dos gastos por vinte anos, reformas, principalmente, na Legislação Trabalhista, da Previdência, desemprego e outras questões importantes que, com certeza, provocarão resistência da população com protestos nas ruas.
Qualquer medida impopular pode causar uma reação negativa, no entanto, por mais impopulares que sejam elas irão atingir a população, o governo, por seu turno, está procurando meios que visem amenizar os efeitos dessas ações com a liberação de saques do FGTS e, ainda, melhorar a comunicabilidade com a sociedade, esclarecendo os feitos positivos que irão melhorar a vida do brasileiro tão sofrido.
Por fim, o atual governo até o final do seu mandato defrontará com os mais variados problemas de certo vulto, e que, no entanto, deverá ter a boa vontade e serenidade e de proporcionar aos brasileiros dias melhores pelas próprias condições da nação que passa por momentos de crise. É confiar no atual governo que está fazendo todo bem possível para proporcionar aos brasileiros dias melhores.
Todos devem dar um voto de confiança à atual administração e acreditar que é possível por mais difícil que seja contarmos com um Brasil próspero e com esperança para todos. É questão de dar tempo ao tempo e acompanhar os acontecimentos com serenidade e acreditar em dias melhores.