OPINIÃO

min de leitura - #

Eu ou nós

Por Thadeus Palka, advogado em Apucarana

| Edição de 14 de janeiro de 2016 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

E possível identificar a atitude das pessoas pela sua maneira de expor seu ponto de vista ou de agir, notadamente quando invocam o EU ou o NÓS, os estudiosos dizem que há uma flagrante diferença entre um e outro.

Todos hão de compreender que nada faz ou se produz sem que se tenha cooperação de alguém, desde uma ligação telefônica (telefonista), numa cirurgia (enfermeiro, anestesista), serviço doméstico (faxineira), discurso (secretária), administradores (gerente, contadores), um parecer jurídico, uma defesa de tese etc..

Aquele que usa o “NÓS fizemos” ou “NÓS vamos fazer” é bastante coerente com seu ponto de vista, porque sabe que sozinho não é ninguém, é inoperante e sabe que é necessária a colaboração de mais alguém. É sensato e valoriza seus companheiros.

O EU e o NÓS é muito empregado em períodos especiais e é bastante fértil para o surgimento dos partidários do EU e do NÓS; é só prestar atenção para se ter uma ideia clara do comportamento pessoal de cada um. Com essa simples atitude é possível identificar o caráter e a personalidade das pessoas porque um não valoriza a capacidade laborativa das pessoas, ao passo que o outro sabe demonstrar sua satisfação em afirmar que tudo aconteceu coletivamente e não demonstra vaidade por aquilo que foi feito e demonstra a satisfação por contar com a colaboração de terceiros.

Pode-se afirmar com plena segurança que o EU quer ser líder a sua modo, como que forçando uma situação porque está só e por isso, infelizmente, nunca reunirá condições para ser um líder nato, porque não é humilde, é impositivo e julga-se o maioral e não se curva para aceitar determinada situação, ao passo que o NÓS é aberto, liberal e aceita as adversidades de modo tranquilo e sereno e se preparando para melhorar cada vez mais sua participação no meio em que convive; não se irrita e não se perturba pelo que possa acontecer sabendo que nas adversidades que vai encontrar os meios para superar vencer. Todos deverão ser sensatos para os que trazem nas mensagens o NÓS. É muito tranquilo e sereno porque todos terão a certeza e plenamente convictos de que suas ações e seus atos são aceitos e calcados em ideias de profunda objetividade e coerência, como que querendo que todos sejam participantes de seus objetivos. O NÓS, na verdade, é um líder nato que sabe respeitar a opinião alheia, reconhece seus erros e falhas e nunca se rebela e, jamais, negligenciará suas responsabilidades em prejuízo de outro.

Agora, que cada um faça a sua ponderação e busque aquele que melhor irá atender seu desejo.