O prefeito de Jardim Alegre, José Roberto Furlan (Cidadania), oficializou a sua pré-candidatura à reeleição no pleito deste ano. A decisão foi tomada após consenso entre os seus apoiadores. A chapa, inclusive, tem vice definido. O vereador Moises Lnortovz dos Santos, o Moises da Farmácia, também do Cidadania e ex-presidente da Câmara, deve compor chapa com Furlan. Além do Cidadania os pré-candidatos contam com apoio do PROS, PSD, PSC, PDT e PTB.
Pandemia e eleições
O coronavírus certamento será pauta obrigatória nesta eleição. Segundo o diretor da empresa de pesquisas Arbeit Intelligence, Alex Tonkovitch, os eleitores entrevistados dizem que o Covid-19 favorece tanto os candidatos que estão fazendo algo pela população, “mas principalmente aos que oferecem expectativas para futuro no pós-pandemia”, diz Alex.
Candidato
em Arapongas
O vereador Aroldo Cesar Pagan (PHS) tem dito aos colegas da Câmara Municipal de Arapongas que vai disputar a Prefeitura. Quem também tem adotado a mesma postura é a vereadora Angélica Enfermeira, eleita pelo PSC de Sérgio Onofre e hoje rompida com ele. A se confirmar essas duas candidaturas, fica evidente a dificuldade de união das oposições locais.
Novo vice para Toledo
O prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires (MDB), confirmou à coluna que sua vice-prefeita abriu mão de seguir na chapa para as eleições municipais. Ana Lúcia de Oliveira (MDB), entretanto, deve se manter na administração e ficar como secretária da Saúde, cargo que já ocupa, caso Toledo seja reeleito. “Estamos ouvindo lideranças e avaliando possibilidades para a vaga da vice-prefeitura de Cambira para as eleições”, disse Emerson.
Só na campanha
O advogado araponguense Oduvaldo Calixto, que em 2018 disputou uma vaga na Assembleia Legislativa, é novamente candidato a vereador. Desta feita, ao contrário de eleições anteriores, quando dividia seu tempo entre o escritório e a campanha, agora Oduvaldo diz que vai se dedicar integralmente à campanha eleitoral para garantir sua cadeira.
Chapa fortalecida
O PT - Partido dos Trabalhadores - de Apucarana que lançou Laércio Luz a prefeito, já tem garantida a adesão do PDT e espera uma resposta do MDB para fechar a coligação na eleição majoritária. Quanto a eleição proporcional de vereador, o partido ainda acredita no voto de legenda e na boa chapa que diz ter montado para fazer pelo menos um vereador.