A violência praticada por assaltantes armados assusta a população em Apucarana. Um caso foi emblemático recentemente na cidade, quando bandidos invadiram uma residência e agrediram os integrantes da família antes de fugir com os pertences. Dois ladrões foram presos posteriormente. No entanto, as marcas desse crime vão ficar para sempre nas vítimas.
No último domingo, a Tribuna trouxe reportagem sobre o assunto. Foram 80 casos no primeiro semestre deste ano contra 66 no mesmo período do ano passado, uma alta de 21%. A reportagem conversou com duas vítimas, que relatam os momentos de terror que passaram nas mãos de criminosos, todos menores de idade armados.
Os ladrões invadiram a casa durante à noite, quando um dos moradores chegava em casa, e agiram com truculência. A matriarca, uma idosa, desmaiou. Com medo, a família abandonou a casa e foi morar em um apartamento. A sensação de impotência e o pânico não permitiam a permanência naquela residência onde tudo aconteceu.
A reportagem procurou outras vítimas, que não quiseram falar. A imagem dos bandidos dentro de casa ainda é muito forte. O medo ainda vai persistir por muito tempo.
Esse tipo de crime é assustador, ainda mais quando ocorre dentro de casa. O lar é sagrado, é o refúgio das pessoas. Quando é violado por bandidos, a sensação é de impotência e de terror. O trauma nesses casos pode ser grande. A Tribuna também conversou com uma psicóloga, que revelou que, em muitas situações, as vítimas precisam de acompanhamento psicológico para se recompor e seguir adiante. Insônia, ansiedade, depressão e até síndrome do pânico são algumas das conseqüências desses atos criminosos na vida das vítimas.
Combater esse tipo de crime, no entanto, exige um trabalho conjunto entre autoridades e população. É claro que o Estado deveria garantir a segurança das pessoas, mas a violência é um problema nacional, infelizmente. Por isso, os moradores devem mudar sua rotina, observando atentamente se há alguém suspeito nas proximidades de sua casa. Os bandidos esperam uma oportunidade para invadir as residências. É importante também ampliar os mecanismos de segurança, como cercas elétricas, alarmes, câmeras de monitoramento, etc. Infelizmente, o cidadão precisa agir para dificultar a ação dos ladrões.
Por outro lado, a polícia tem a obrigação de colocar na cadeia esses criminosos. Eles não podem ficar impunes. Depois, cabe à Justiça garantir penas pesadas. É inaceitável que ladrões armados, que invadem e atacam moradores em suas próprias residências, voltem logo para o convívio da sociedade, ameaçando a população.
O cidadão está com medo dentro da própria casa. É um absurdo. A segurança deve receber mais investimentos. Estamos chegando a um nível crítico, de temor permanente.