OPINIÃO

min de leitura - #

Os dez mandamentos da corrupção

Por Thiago Zardo, poeta e escritor de Apucarana

| Edição de 18 de fevereiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A corrupção na política brasileira está tão descaradamente enraizada que chega a ser quase uma obrigação partidária, quase instituição religiosa, uma seita. Recordemos alguns fatos que ocorreram com os últimos três presidentes do país: um está sendo julgado por maracutaia, o outro já foi julgado por pilantragem e a outra sofreu impeachment. Agora vamos analisar a presidência do Senado: só bandido do Renan Calheiros tem mais de nove processos em julgamento. E na Câmara a coisa fica ainda mais visível, pois os últimos dez presidentes possuem problemas com a justiça. Eduardo Cunha: cassado e preso pela operação Lava-jato. Marco Maia: investigado pela Lava-jato. Arlindo Chinaglia: investigado pela Lava-jato. Severino Cavalcanti: renunciou acusado de participar do “mensalinho”. Efraim Morais: réu em 14 processos. Henrique Eduardo Alves: preso pela Lava-jato. Michel Temer: investigado na Lava-jato. E como prêmio virou presidente! Aldo Rebelo: delatado no esquema “Minha casa, minha dívida”. João Paulo Cunha: preso no caso do “mensalão”. E Aécio Neves: tem pedido de prisão decretado pela Lava-jato. 

E o que essa cambada fez com as dez leis anticorrupção, aquela ação popular idealizada e apoiada pela sociedade de bem? Mutilaram-na tanto que se tornou um monstro de remendos, um Frankstein que só melhorou pra eles! Prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação, Criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos, Aumento das penas e crime hediondo para a corrupção de altos valores, Eficiência dos recursos no processo penal, Celeridade nas ações de improbidade administrativa, Reforma no sistema de prescrição penal, Ajustes nas nulidades penais, Responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2, Prisão preventiva para assegurar a devolução do dinheiro desviado, Recuperação do lucro derivado do crime. Tudo isso assinado por mais de um milhão de pessoas foi por agua a baixo. Acabou em nada. Pior que voo de galinha. Agora, vendo o que eles foram capazes de fazer com essa proposta popular, imagina o que farão com a reforma trabalhista?
Mas esse vício não fica restrito só aos políticos federais. No Rio de Janeiro, todos os ex-governadores desde 1992 estão em cana! O presidente da Câmara dos Deputados desde a era do Cabral (o descobridor) está preso. O governo municipal do país é igual!
Acho até que não seria nenhuma surpresa se alguém descobrisse que esses políticos corruptos fazem parte de uma seita e que até tenham seus próprios rituais e liturgias. E claro, seus dez mandamentos: 1º mandamento: amar a propina sobre todas as coisas. 2º mandamento: não usar a santa propina com o povão. 3º mandamento: guardar propinas para festas. 4º mandamento: desonrar pai e mãe. 5º mandamento: matar (o povo de desgosto). 6º mandamento: cometerás muitos atos impuros. 7º mandamento: sim, roubarás. 8º mandamento: levantarás falsos testemunhos. 9º mandamento: só pensarás em desejos impuros. 10º mandamento: cobiçarás até a propina do próximo.
Isso se for seita porque se a política brasileira virar novela, sua trilha sonora sem dúvida nenhuma será aquele samba: “Se gritar pega ladrão, não fica um, meu irmão...