Depois de contatos feitos nesta semana, em Brasília, no Ministério da Educação, junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) pelo deputado federal Beto Preto (PSD) e o prefeito Junior da Femac (PSD), as obras paralisadas de escolas terão sequência, com a liberação de recursos do órgão no valor inicial de R$ 600 mil. Trata-se da construção da Escola Municipal Prefeito José Domingos Scarpelini, no Residencial Interlagos; e dos centros municipais de educação infantil (CMEI’s) dos núcleos habitacionais Sanches dos Santos, Afonso Alves de Camargo e do Jardim Catuaí. “Este montante de recursos é relativo apenas às medições homologadas, ou seja, trabalho já executado”, explica o prefeito.
A liberação dos recursos federais, conforme salienta Júnior da Femac, é fruto da cobrança e do planejamento estratégico do governo municipal, aliado ao resgate da representatividade política de Apucarana em Brasília, com o Beto Preto eleito no cargo de deputado federal. “Temos cobrado do FNDE esta liberação dos recursos conveniados para retomada dos trabalhos. Propomos até mesmo assumirmos a conclusão com recursos municipais para posterior ressarcimento federal. Nesta semana, com a intermediação do deputado federal Beto Preto, que na terça-feira reuniu-se com dirigentes do FNDE, obtivemos este êxito que, na prática, representa um importante passo para a conclusão das obras, uma vez que dá novo fôlego financeiro às empreiteiras”, explicou o prefeito de Apucarana, que também esteve em Brasília nesta semana encaminhando outras demandas do município junto ao gabinete do deputado Beto Preto.
Vinculado ao Ministério da Educação do Governo Federal, o FNDE tem como propósito principal transferir recursos financeiros e prestar assistência técnica aos estados e municípios no setor da educação pública. “Agora vislumbramos a possibilidade de concluir estas quatro importantes obras em Apucarana. Queremos abrir mais quatrocentas vagas para as crianças da região do Interlagos na nova Escola Municipal José Domingos Scarpelini. E também outras quatrocentas vagas para crianças em três novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), no Núcleo Afonso Alves de Camargo, Residencial Sanches dos Santos e Jardim Catuaí”, pontua o prefeito Júnior da Femac.