POLÍTICA

min de leitura - #

Apucarana cria plano especial de políticas públicas para mulheres

Da Redação

| Edição de 08 de dezembro de 2022 | Atualizado em 08 de dezembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Apucarana cria plano especial de políticas públicas para mulheres

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em ato no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, o prefeito Júnior da Femac formalizou nesta quinta-feira a implementação do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (PMPPM). Com 101 páginas, o documento é um instrumento legal de planejamento e gestão que propõe integração e articulação de políticas, programas e novas ações governamentais de combate à desigualdade, discriminação e violência contra as mulheres. 

O levantamento das demandas, construção das propostas e sistematização tiveram como protagonistas a Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família (Semaf) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. 

A comissão de elaboração, que contou com seis integrantes, teve ainda representantes de movimentos de mulheres. “Sou filho de uma mulher muito forte, casado com uma mulher muito forte e estou criando duas filhas muitos fortes. Trago comigo muito do que vivo em família e uma de minhas convicções é de que não podemos mais aceitar diferença de gênero. E o combate tem início com o reconhecimento de que ela, a diferença, ainda existe na sociedade, por isso, em Apucarana, desde que assumi como prefeito, em 2019, peço todos os dias à minha equipe que não meça esforços na promoção de políticas públicas de promoção da equidade, do empoderamento, autonomia financeira e o protagonismo feminino”, salientou o prefeito. 

Junior da Femac citou que Apucarana tem, entre outros destaques, o maior programa de economia solidária do Paraná, programa de atenção às mulheres em situação de pobreza menstrual, botão do pânico para mulheres vítimas de violência, o melhor programa de atenção à gestante do Brasil e passe livre no transporte coletivo para as gestantes. “Enfim, temos inúmeras políticas públicas que visam promover uma educação que não replica o machismo e que valoriza as mulheres”, disse Júnior da Femac. 

De acordo com o prefeito, o PMPPM é um importante instrumento de planejamento que orienta estratégias. “Na prática, um compromisso público de trabalho. Se você quer saber o que já fizemos e o que vamos promover em prol de nossas mulheres, está tudo lá”, resumiu. 

A concretização do plano, explicou a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, é a materialização de esforços coletivos com vistas à garantia e ampliação de direitos às mulheres.

Fundo Municipal vai custear ações e projetos de capacitação 

Durante o evento nesta quinta-feira, no salão nobre da prefeitura de Apucarana, o prefeito Junior da Femac anunciou a criação do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher. “Temos dinheiro para o que é prioridade e, em uma cidade, as pessoas são o que há de mais importante. A urbanização de uma rua, a construção de uma escola, um hospital, posto de saúde, não teria sentido se não existissem pessoas. Então, já no próximo ano, vamos criar o Fundo Municipal que contará com recursos públicos destinados ao apoio de capacitações e outras iniciativas que possibilitem que as mulheres de Apucarana brilhem ainda mais”, conclui Júnior da Femac.