POLÍTICA

min de leitura - #

Assembleia Legislativa empossa 54 deputados eleitos em outubro

Da Redação

| Edição de 01 de fevereiro de 2023 | Atualizado em 01 de fevereiro de 2023
Imagem descritiva da notícia Assembleia Legislativa empossa
54 deputados eleitos em outubro

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O plenário da Assembleia Legislativa do Paraná recebeu, na tarde desta quarta-feira, a presença de diversas autoridades, chefes de Poderes, prefeitos, vereadores, familiares e população em geral, para a sessão solene de posse das deputadas e deputados estaduais eleitos em outubro de 2022. Conforme determina a Constituição do Estado e o Regimento Interno da Assembleia, a sessão de posse e instalação da 20º legislatura, que vai até 31 de janeiro de 2027, foi conduzida pelo deputado Ademar Traiano (PSD), presidente da Assembleia na legislatura anterior, e pelos secretários Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Gilson de Souza (PL).

A relação dos 54 parlamentares foi lida pelo deputado Luiz Claudio Romanelli, que secretariou a sessão. Dos 54 parlamentares que tomaram posse, 30 foram reeleitos e 17 assumem o mandato pela primeira vez. Outros sete parlamentares retornam à Assembleia, após terem assumido em legislaturas passadas na condição de suplentes ou após cumprirem mandatos de deputado federal e prefeito.

Uma das novidades dessa legislatura será o fato de que a Assembleia terá a maior bancada feminina de sua história, com dez deputadas. Na anterior, eram cinco deputadas. Integram o grupo Marcia Huçulak (PSD), Ana Júlia e Luciana Rafagnin (PT); Flávia Francischini (União Brasil); Maria Victoria (PP); Cantora Mara Lima (Republicanos); Mabel Canto e Cristina Silvestri (PSDB); Cloara Pinheiro (PSD) e Marli Paulino (Solidariedade).

“Hoje foi o momento da consagração, da glória e da legitimação do processo eleitoral no qual todos os parlamentares tomaram posse nesta Casa Legislativa. Temos a certeza que a Assembleia de uma forma muito harmoniosa convive com os poderes constituídos e com as instituições do nosso Estado, sempre pensando no bem maior que é a coletividade paranaense”, afirmou Traiano, que está assumindo seu nono mandato na Casa.

REELEITO

Por unanimidade, inclusive, a Assembleia Legislativa confirmou ontem a reeleição de Ademar Traiano para o quinto mandato consecutivo na presidência da Casa. Eleito pela primeira vez para o cargo em 2015 no governo Beto Richa, Traiano deve então completar dez anos no posto ao final de mais esse mandato.

Como já acontece há tempos na Assembleia, apenas uma chapa se inscreveu para a eleição da Mesa Executiva. Isso acontece porque, ao contrário da Câmara Federal e outros legislativos, o regimento interno da Assembleia paranaense exige a apresentação de chapa completa com os candidatos aos nove cargos de direção da Casa, o que restringe as possibilidades de articulação de chapas adversárias. O regimento também não permite o lançamento de candidaturas avulsas, como é comum no Legislativo federal.