POLÍTICA

min de leitura - #

Beto Preto é o deputado eleito do PSD com mais votos no País

Fernando Klein

| Edição de 03 de outubro de 2022 | Atualizado em 03 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Beto Preto é o deputado eleito
do PSD com mais votos no País

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Eleito deputado federal com 206.898 votos, o ex-prefeito e ex-secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, foi o candidato do PSD mais votado do País e o 40º com maior votação entre todos os 513 novos parlamentares escolhidos no último domingo (2) nos 26 estados e o Distrito Federal. “É uma votação significativa, que aumenta ainda mais a responsabilidade”, afirma Beto Preto.

O apucaranense foi o quarto deputado mais votado do Paraná, sendo superado apenas por Deltan Dallagnol (Pode), que comandou a Lava Jato e foi o recordista com 344.917 votos; a petista Gleisi Hoffmann, apoiada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que somou 261.247 votos, e Filipe Barros (PL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que obteve 249.507 votos. 

No cenário nacional, ficou à frente de nomes como do ex-ministro da Saúde, General Pazuello (PL), que fez 205.324 votos no Rio de Janeiro, e Fernanda Melchionna (PSOL), que somou 199.894 votos no Rio Grande do Sul. 

Com a vitória de Beto Preto, Apucarana volta a contar com um deputado federal após mais de 30 anos. Inicialmente, os sites chegaram a colocar o ex-prefeito como 27º mais votado no País, mas o ranking foi atualizado com a consolidação da apuração. Ele admite que não esperava uma votação tão expressiva.

“Eu sempre faço a conta olhando para o menor resultado positivo esperado, até para não ter surpresa negativa. Fizemos e refizemos as contas várias vezes, chegando ao número de 114 mil votos, que já era uma votação significativa”, afirma. Quando a apuração começou, Beto Preto conta que os resultados foram superando a previsão original. Além da votação em Apucarana, onde obteve 38.626 votos (56,7% dos votos válidos para deputado federal), ele também destaca a boa votação em Curitiba (35.390 votos). “Fizemos votos em praticamente todas as cidades do Paraná”, assinala.

Segundo ele, o número significativo de votos aumenta a responsabilidade dele na Câmara Federal. “Quero representar todos os municípios que nos deram voto e, principalmente Apucarana, que há mais de 30 anos não tinha um deputado federal e, muitas vezes, ficou de fora de projetos importantes por conta da falta de representatividade em Brasília”, afirmou.

Beto Preto viajaria ainda ontem a Curitiba para uma reunião com o governador reeleito Ratinho Junior (PSD). Ele deve ocupar um cargo no governo estadual até o final deste ano até assumir o mandato em Brasília. Apesar do bom desempenho como secretário de Saúde e de estar “à disposição do governador”, ele afirma que o objetivo é atuar em Brasília agora como deputado, auxiliando também o governador com as pautas de interesse do Paraná no Congresso. 

Atuação com foco na melhoria da saúde pública  

O ex-prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD) – que é médico – afirma que pretende defender na Câmara Federal o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e também a melhora da tabela de procedimentos pagos aos médicos.

“Precisamos também voltar a cuidar das doenças crônicas. Temos a necessidade agora de enfrentar, após a vacinação contra a covid-19, a poliomielite, porque muitas crianças não foram vacinadas”, afirma, citando o risco real do Brasil voltar a ter casos de paralisia infantil caso o problema não seja enfrentado. 

Ele também promete seguir incentivando o Hospital da Providência e também o novo Hospital de Apucarana, que é um projeto do prefeito Junior da Femac (PSD). “Temos que continuar investindo no Hospital da Providência e também auxiliar com os equipamentos no hospital que vai funcionar nas antigas instalações da Autarquia Municipal de Saúde, que pode atender várias demandas que ficam se acumulando no ‘Providência’”, afirma.

Beto Preto aproveitou para agradecer ao apoio dos eleitores da região e de todo o Paraná. Ele afirma que conversou muito com os paranaenses durante o auge da pandemia, no combate às fake news, incentivando a vacina e as medidas de prevenção. “As pessoas acreditaram muito na gente. Por isso, quero agradecer a confiança de todos”, completou.