POLÍTICA

min de leitura - #

Beto Preto integra bancada municipalista

Da Redação

| Edição de 14 de março de 2023 | Atualizado em 14 de março de 2023
Imagem descritiva da notícia Beto Preto integra bancada municipalista

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em ato realizado na noite desta segunda-feira, em Brasília, durante a 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), foi lançada a “Bancada Federal da Frente Nacional dos Prefeitos”. Trata-se de um grupo de deputados federais que irá atuar na defesa de pautas dos municípios ligados à FNP. “Os deputados foram indicados pelas cidades e, no caso de Apucarana, solicitamos a participação do deputado federal Beto Preto que, prontamente, atendeu nosso pedido”, informou o prefeito Junior da Femac (PSD). De sua parte, Beto Preto lembrou que, quando foi prefeito de Apucarana, teve atuação efetiva na FNP, mais precisamente na vice-presidência para a área de saúde pública. “Vamos estar engajados neste trabalho em favor dos municípios”, confirmou o deputado, ao se encontrar com prefeitos na reunião da FNP (foto). 

Na comitiva de Ratinho Jr. 

O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PSD), participou nesta terça-feira em Seul, capital da Coreia do Sul, de toda a agenda de compromissos da comitiva do governador Ratinho Junior (PSD) naquele país asiático. Carlos Gil foi convidado pelo governador para participar desta missão comercial tendo em vista a forte ligação do prefeito de Ivaiporã com empresários sul-coreanos por meio da Kotra-Agência de Promoção de Exportações e Investimentos da Coreia do Sul, a qual mantém Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Ivaiporã. O prefeito tem aproveitado a viagem para apresentar aos empresários da Coreia do Sul as potencialidades econômicas do seu município, bem como do Vale do Ivaí.

Prefeita pede ajuda

A prefeita de São João do Ivaí, Carla Emerenciano (União Brasil), solicitou ao Governo do Estado o programa Patrulha Rural, para socorrer o município na recuperação de estradas rurais. Ela destaca que as chuvas estão causando muitos estragos na zona rural e que é preciso apoio para que os serviços sejam acelerados. O pedido foi feito a Darlan Scalco, chefe de gabinete do governador Ratinho Junior. Scalco informou que o Estado está reestruturando o programa e que daria andamento ao pedido para que as máquinas sejam liberadas o mais rápido possível. Assim que as chuvas derem uma trégua, a prefeita pretende colocar as frentes de trabalho nas estradas.

Recurso negado

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, negou recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra multa de R$ 20 mil por propaganda eleitoral antecipada na reunião com embaixadores em julho do ano passado. Na reunião, transmitida pela TV Brasil, Bolsonaro desferiu ataques ao sistema eleitoral e a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do TSE. O plenário do TSE decidiu, em setembro do ano passado, que o então presidente manipulou fatos para induzir o eleitor ao erro. A defesa alegou que as falas de Bolsonaro têm respaldo na liberdade de expressão.

Cargos por apoio

Depois de manter o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o Governo Lula decidiu liberar cargos de segundo escalão para conseguir apoio em votações no Congresso e barrar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos atos golpistas. A lista beneficia o União Brasil, partido de Juscelino, que terá diretorias dos Correios, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs). Também ficará com as presidências da Telebrás e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.