O Governo do Esta do confirmou nesta quarta-feira o repasse de R$ 3,5 milhões para a construção do Pronto Atendimento de Rolândia. A nova unidade terá estrutura de 812 metros quadrados e oferecerá serviços de consultas e triagem, exames, suturas e atendimento de emergência, além de aplicação de medicamentos e apoio diagnóstico para pacientes, com capacidade de até 2,1 mil atendimentos ao mês, de baixa e média complexidade.
Com assistência 24 horas, o novo complexo médico, que tem como proposta fortalecer a rede de urgência e emergência, representa mais um avanço na estratégia de regionalização da saúde.
“O investimento do governo estadual nesse projeto reflete o compromisso com a melhoria dos serviços de saúde e o bem-estar da população, próximo de casa. O novo Pronto Atendimento de Rolândia deverá beneficiar a comunidade, proporcionando qualidade a todos que necessitarem de cuidados médicos de urgência e emergência”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
Para o prefeito de Rolândia, Ailton Maístro (União Brasil), a nova unidade responde a um anseio antigo da população. “Temos muito a agradecer por este momento histórico em nosso município. Essa é uma obra que irá impulsionar a qualidade do atendimento não somente em Rolândia, mas em toda a região, e isso somente é possível graças à parceria com o Governo do Estado”, afirmou.
Ainda ontem, o Governo do Estado formalizou um importante marco para o aprimoramento do ensino médico e da formação de profissionais de saúde na região de Londrina com um Termo de Cooperação entre os Hospitais Zona Norte e Zona Sul e o Curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Campus de Londrina.
O documento, assinado pelo secretário estadual da Saúde, Beto Preto, e a diretora do Campus da PUC Londrina, Nadia Moreno, estabelece as bases para o desenvolvimento de hospital-escola nas unidades, com direcionamento para as áreas de pediatria, cirurgia ginecológica, clínica médica e cuidados paliativos.
A parceria entre as instituições deve criar oportunidades significativas para estudantes de Medicina e profissionais da área. Um dos principais objetivos é promover atividades de pesquisa acadêmica, permitindo que os universitários tenham acesso a experiências práticas.
PAM de Apucarana aguarda licitação
Durante liberação de recursos para Rolândia, nesta quarta-feira, o secretário Beto Preto fez questão de relembrar o compromisso do governo com construção do Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Apucarana que, conforme assinala, será uma unidade do Governo do Estado. Com investimento de R$ 3,5 milhões, a obra foi liberada para licitação em fevereiro deste ano.
De acordo com o secretário, esse investimento representa, acima de tudo, o compromisso do Governo Ratinho Junior em melhorar a infraestrutura e a qualidade dos serviços de saúde em Apucarana, atendendo às necessidades da população do município. O novo Pronto Atendimento de Apucarana será construído no Jardim Ponta Grossa, visando atender àquela região que é bem populosa e, assim, desafogar o grande volume de atendimentos na atual Unidade de Pronto Atendimento (UPA).