POLÍTICA

min de leitura - #

Beto Preto na posse presidencial

Da Redação

| Edição de 26 de dezembro de 2022 | Atualizado em 26 de dezembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Beto Preto na posse presidencial

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário de Estado da Saúde e deputado federal eleito, Beto Preto (foto), do PSD, vai representar o governador Ratinho Junior (PSD) na solenidade de posse do presidente eleito da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que acontece no dia 1º de janeiro, em Brasília. A indicação de Beto Preto foi feita pelo próprio governador, que na campanha eleitoral apoiou a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas urnas no segundo turno. A indicação seria pelo fato de Beto Preto ter bom relacionamento com a cúpula petista desde quando foi candidato a prefeito de Apucarana pelo PT, em 2012, tendo sido eleito para o primeiro mandato. No dia 1º pela manhã, Beto Preto participa em Curitiba da posse de Ratinho Junior no governo do Estado e segue para Brasília para a posse de Lula marcada para as 15 horas.

Lula prega fraternidade 

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compartilhou, nesta segunda-feira, um vídeo em que faz um apelo pela recuperação dos sentimentos de fraternidade, solidariedade, compreensão e amor no País. A mensagem foi divulgada junto a um vídeo da campanha do petista em que ele defende que sua missão, em um novo mandato, é fazer o povo brasileiro voltar a sorrir. “Esse é um compromisso nosso: de voltar a fazer com que esse país volte a sorrir, volte a ter tranquilidade, que as famílias possam se encontrar outra vez, para comer o saudoso churrasquinho que faz tanta falta na casa das pessoas, para que as pessoas voltem a se encontrar entre famílias”, disse Lula no vídeo.

Janja veta deputado

A futura primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, vetou o nome do deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ) para assumir um ministério no futuro governo Lula. O parlamentar tinha sido indicado pela bancada do PSD na Câmara e estava cotado para ser nomeado pelo presidente eleito para o Ministério do Turismo. A indicação de Pedro Paulo também contemplaria o atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), de quem o deputado é um dos principais aliados. Janja, no entanto, vetou a nomeação. O motivo seria a agressão do deputado a sua ex-mulher, admitida pelo próprio parlamentar no passado. 

Recorde de emendas

O Congresso Nacional promulgou 14 emendas à Constituição em 2022. O número é recorde para um único ano desde que a Carta Magna entrou em vigor. O número de promulgações de 2022 é quase o dobro do ano recordista anterior — 2014, com oito emendas. Além destes, em apenas cinco outros anos houve pelo menos seis promulgações, e dois deles também integram a legislatura atual (2019-2022). A única exceção é o ano de 2020, primeiro da pandemia de covid-19. Ao todo, a legislatura atual promulgou 29 emendas, ou 22,6% de todas as emendas constitucionais até hoje. Em 2022 elas não seguiram um padrão temático. Elas tocam em vários assuntos, como tributação, regras eleitorais, orçamento, administração pública e direitos trabalhistas.

Prestando contas

O vereador Moisés Tavares Domingos (Cidadania), através das redes sociais, está fazendo uma prestação de contas de seu trabalho na Câmara de Apucarana durante o decorrer de 2022. Segundo ele, foram apresentados 24 requerimentos, 197 indicações, 9 projetos de leis e dois projetos de lei complementares, além de ter conseguido recursos junto a parlamentares para atender às necessidades da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Apucarana e Região (Cisvir) e outras entidades. Na Câmara, ele assinala que sua conduta tem sido de vereador independente de oposição, porém aprovando todas as matérias de interesse do município.

VAPT-VUPT

MINISTROS O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá fazer os últimos anúncios ministeriais nesta quarta-feira enquanto faz as rodadas finais de conversas com os postulantes aos cargos. Mais 16 deles deverão ser apresentados.

AVIÃO OFICIAL Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, usaram avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para passar o Natal em casa. Weber foi para Porto Alegre e Lira para Maceió.

CONTAS Apesar do recesso de Natal e Ano Novo, prefeitos do Vale do Ivaí, juntamente com suas assessorias contábil e financeira, trabalham internamente de portas fechadas no fechamento das contas relativas ao exercício de 2022.

NA POSSE A maioria dos prefeitos do Vale do Ivaí pretende prestigiar no dia 1º de janeiro a cerimônia de posse do governador reeleito Ratinho Junior (PSD) e do vice-governador Darci Piana (PSD).