POLÍTICA

min de leitura - #

Beto Richa destaca grande volume de obras feitas durante seu governo

Fernando Klein

| Edição de 13 de maio de 2022 | Atualizado em 13 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia Beto Richa destaca grande volume de obras feitas durante seu governo

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O ex-governador e atual presidente do PSDB do Paraná, Beto Richa, partiu para o ataque nesta sexta-feira contra o seu sucessor, o governador Ratinho Junior (PSD). Os dois estão trocando farpas pela internet em relação às obras rodoviárias e de infraestrutura realizadas nos últimos anos no Paraná.

A polêmica começou quando o governador Ratinho Junior compartilhou em suas redes sociais uma notícia sobre a falta de obras viárias e de infraestrutura nos últimos 20 anos no Estado. Também pela internet, Richa reagiu e chamou a notícia de “fake news”.

Em entrevista ao site TNOnline durante passagem por Apucarana, o ex-governador falou sobre o tema e não poupou críticas ao sucessor, que foi secretário de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas na gestão dele no Estado.

“Eu já venho sendo agredido há algum tempo e tenho aguentado em silêncio, mas essa última postagem foi de um cinismo impressionante”, disse Richa. Segundo ele, o atual governador Ratinho Junior ainda colhe os frutos dos investimentos feitos na administração anterior. “Não só teve (obras), como ainda tem. É o que sustenta o governo dele. Há de ter uma obra desse governo, não conheço, há de ter”.

Segundo Richa, as obras anunciadas pelo atual governador “são obras do nosso governo”. Ele cita como exemplo a pavimentação entre Irati e São Miguel do Sul, financiada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), entre outras. 

“Dizer que há 20 anos não tem obra de infraestrutura? Por favor, menos. A PR-445 é o quê? Com 15 trincheiras, de Cambé ao distrito de Irerê, cortando a cidade de Londrina?”, questiona.

Beto Richa afirma que está “inclinado” a disputar uma cadeira como deputado federal nas eleições de outubro, mas deixou seu futuro em aberto. Segundo ele, o pré-candidato ao governo do Estado pelo PSDB é o ex-prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho, sobre o qual ele teceu inúmeros elogios, mas não descartou completamente nenhuma mudança de rumo, principalmente após as críticas de Ratinho Junior.

“Estou falando isso pela primeira vez em público. Na semana passada, o Marconi Perillo (ex-governador de Goiás) me ligou. Perguntei: ‘aí, Marconi, decidiu se vai disputar a Câmara Federal ou o Senado?’. Ele me respondeu: ‘Acho que vou ao governo, Beto, eu tenho que defender o meu legado, a minha moral... Quero debater com o governador olho no olho e comparar os nossos governos’. Aquilo me martelou muito”, contou Richa, acrescentando, no entanto, que é “tranquilo” e que “demora para esgotar” a sua paciência. “Mas não trabalho com mentira. A hora que eu vi aquele cinismo de dizer que não tinha obras do meu governo... Tiveram tantas obras que sobrou até para o (governo) dele”, acrescentou. 

Terceira via é possível no Paraná, afirma ex-governador 

O ex-governador Beto Richa (PSDB) afirmou ontem, durante passagem por Apucarana, que a construção de uma “terceira via” é possível no Paraná. Segundo ele, não há ainda uma polarização no Estado como ocorre no âmbito nacional entre Jair Bolsonaro (PL) e Luís Inácio Lula da Silva (PT). 

Beto Richa afirma que o pré-candidato do PSDB, César Silvestri Filho, tem potencial de crescimento. “Ele tem conteúdo, dá boas entrevistas, é um político novo, mas com experiência. Foi um bom prefeito em Guarapuava. Já está crescendo e a expectativa é de crescer ainda mais”,disse o ex-governador do Paraná, que ontem teve uma agenda política ma cidade de Arapongas com o prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC).

Em relação ao âmbito federal, Richa não vê muitas perspectivas para a terceira via na disputa contra Bolsonaro e Lula. “O quadro não tem se mexido. Não vejo com muito otimismo a possibilidade de se quebrar essa forte polarização”, disse o tucano.