POLÍTICA

min de leitura - #

Califórnia reajusta salários

Edison Costa

| Edição de 17 de fevereiro de 2016 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A prefeita de Califórnia, Ana Lúcia Mazeto Gomes (PSDB), está concedendo ao funcionalismo público municipal um reajuste salarial de 11,28% retroativo ao dia 1º de janeiro deste ano. O aumento segue o índice de correção do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) registrado no ano passado.

O projeto de lei foi aprovado em primeira votação pela Câmara de Vereadores na sessão ordinária desta segunda-feira. Na mesma ocasião foi aprovada uma correção de 11,36% no piso nacional do magistério, conforme recomendação do governo federal. A segunda votação será nesta quinta-feira em sessão extraordinária.

Segundo a prefeita Ana Lúcia, os reajustes estão sendo concedidos dentro da lei e obedecendo ao limite prudencial de gastos com a folha de pagamento, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ela salienta que em dezembro os gastos com a folha estavam no patamar de 49,8%, média também registrada nos últimos meses de 2015. Com o reajuste, o índice de gastos sobe para 51%, porém dentro do limite permitido.

A Prefeitura de Califórnia tem hoje aproximadamente 300 funcionários. Em dezembro a folha estava na casa de R$ 555 mil.

Imagem ilustrativa da imagem Califórnia reajusta salários

ALIMENTAÇÃO

Além do reajuste, também passa a vigorar a partir de fevereiro o cartão alimentação, que dá direito a todos os servidores de gastar até R$ 100 com a aquisição de produtos alimentícios no comércio do gênero, seja em Califórnia ou em Apucarana. “Nós recomendamos que a compra dos alimentos seja feita em Califórnia, como forma de valorizar o nosso comércio”, diz a prefeita. Segundo ela, o cartão foi implantado exatamente para isso: para reconhecer o trabalho dos servidores e valorizar também o comércio de Califórnia.