POLÍTICA

min de leitura - #

Câmara de Apucarana manifesta solidariedade ao povo ucraniano

DA REDAÇÃO

| Edição de 03 de março de 2022 | Atualizado em 17 de março de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara de Apucarana esteve reunida em sessão ordinária na tarde de ontem, no retorno às atividades legislativas após o feriadão de carnaval. Com poucas matérias em discussão e votação, os discursos da maioria dos vereadores giraram em torno da guerra deflagrada pela Rússia contra a Ucrânia, país este que tem grande ramificação no Brasil e principalmente no Paraná e em Apucarana.

Vereadores manifestaram solidariedade aos ucranianos e o desejo de que este conflito termine o mais rápido possível.
“A guerra é falta de diálogo, é violência que gera violência e onde todos perdem”, disse o vereador Toninho Garcia (PSL), salientando que as consequências maiores são principalmente do povo ucraniano. “Infelizmente, as grandes potências abusam do poder e da violência, mas os grandes líderes mesmos não vão para a guerra”, disse.
Para o vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB), “esta é uma guerra sem sentido, que não tem vencedores, só têm perdedores e causa sofrimento a muita gente. Esperamos que isso acabe o mais rápido possível”, afirmou.
O vereador Mauro Bertoli (DEM) manifestou solidariedade às famílias de ucranianos e de descendentes que moram em Apucarana. “Quero aqui manifestar solidariedade aos nossos irmãos ucranianos que vivem em nossa cidade”, disse. Ele elogiou a atitude do prefeito Junior da Femac (PSD), que colocou Apucarana à disposição da embaixada da Ucrânia e do governo brasileiro para receber todos os refugiados daquele país.
O vereador Marcos da Vila Reis (PSD), que coordena o movimento Renovação Carismática Católica (RCC), também manifestou solidariedade ao povo ucraniano e a seus descendentes no Brasil e em Apucarana e pediu orações para o fim do impasse. “Tudo pode ser mudado com a força da oração”, destacou.
VOTAÇÃO
A Câmara aprovou ontem três projetos de lei. Em segundo turno foram aprovados um projeto de lei do vereador Lucas Leugi (PP), que concede o título de cidadania honorária ao promotor Gustavo Fernandes Marinho; e outro do vereador Moisés Tavares (Cidadania), que concede o diploma de Mérito em Tarefas Comunitárias à equipe da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Em primeiro turno foi aprovado projeto de lei da vereadora Professora Jossuela (PROS), que assegura à criança e ao adolescente sob guarda do avô ou da avó com mais de 60 anos prioridade na matrícula na escola municipal mais próxima de sua residência.
Em regime de urgência, foi aprovado requerimento dos vereadores Marcos da Vila Reis (PSD), Lucas Leugi (PP) e Mauro Bertoli (DEM), pedindo à Viação Apucarana Ltda. (Val) lista contendo horários de todas as linhas do transporte coletivo. Vereadores voltaram a questionar o serviço prestado pela empresa.