A Comissão Processante (CP) constituída no dia 7 de fevereiro deste ano para investigar a conduta do vereador Paulo César de Araújo, mais conhecido como Pastor do Mercado (União Brasil), no caso em que ele é suspeito de agredir três mulheres, concluiu seus trabalhos nesta semana. A denúncia contra o parlamentar foi protocolada pelo presidente do Legislativo, Rubens Franzin Manoel (União Brasil), o Rubão, por suposta infração no disposto do inciso III do art. 7º do Decreto Lei 201/67 – faltar com o decoro em sua conduta pública.
De acordo com a presidente da CP, vereadora Meiry Farias (PRTB), durante a investigação todos os envolvidos no caso, inclusive o vereador, tiveram oportunidade de ser ouvidos. “A CP cumpriu seu papel de investigar a conduta do vereador, dando uma resposta imediata à sociedade”, destacou a vereadora. Entre outras tarefas, a CP analisou os autos processuais dos quais constam as acusações contra o parlamentar, averiguou a prática de violência contra mulheres, ouviu vítimas e testemunhas, além de dar oportunidade de o próprio vereador se defender.
Ainda segundo Meiry Farias, o relatório com base neste trabalho de investigação foi elaborado pelo vereador Márcio Nickenig (PSB), relator da CP, e será lido e votado na sessão especial da próxima segunda-feira, depois da ordinária que começa às 19 horas. O relatório deverá concluir pela cassação do vereador Pastor do Mercado por falta de decoro ou pelo arquivamento do processo, sendo necessários dez votos para tal. Por conta das acusações, Paulo César de Araújo, o Pastor do Mercado, está preso preventivamente desde o final do mês de janeiro em uma penitenciária de Londrina, para onde foi transferido.
O presidente da Câmara, vereador Rubão, explica que às 19 horas será iniciada a sessão ordinária, com o cumprimento da pauta do dia, o que deve demorar cerca de 30 minutos. Em seguida, assim que a sessão for encerrada, será aberta a sessão especial, que deve demorar cerca de 3 horas. Como está preso em Londrina, o réu será representado em plenário pelo seu advogado de defesa.
A Câmara de Arapongas é composta por 15 vereadores, os quais terão a oportunidade de se pronunciar sobre a conduta do vereador e o processo de cassação no transcorrer da sessão especial.