O presidente da Comissão Processante (CP) da Câmara Municipal de Ivaiporã, Nando Dorta (PTB), informou nesta semana que uma nova sessão de julgamento sobre a conduta da presidente do Legislativo, vereadora Gertrudes Bernardy (MDB), foi marcada para o dia 25 de janeiro, a partir das 18 horas. A vereadora responde a um processo por improbidade administrativa em razão de ter promovido uma festinha de aniversário dela e de outros servidores da casa no mês de junho do ano passado, quando esse tipo de aglomeração estava proibido no município em função da pandemia da Covid-19.
A defesa da vereadora, tendo à frente o advogado Leandro Coelho, já conseguiu mediante liminares suspender a sessão de julgamento em três oportunidades, duas delas alegando irregularidades na convocação e uma pelo fato de ela ter sido acometida pela Covid-19.
Segundo Nando Dorta, essa nova sessão terá como rito a ser seguido a leitura do relatório apurado na investigação. Após o término da leitura, cada vereador terá 15 minutos para se pronunciar sobre o processo. Na sequência, a defesa da vereadora terá duas horas para explanar suas argumentações e, ao final, os vereadores realizam a votação, que pode resultar na cassação ou não do mandato da presidente do Legislativo.