Sob a presidência do vereador Franciley Preto Godói Poim (PSD), a Câmara de Apucarana realizou na tarde desta segunda-feira a segunda sessão ordinária de 2022. Desta vez houve discussão e votação de matérias. É que a sessão de segunda-feira passada, a primeira ocorrida logo após o recesso, foi destinada apenas à eleição das comissões e prestação anual de contas referentes ao exercício de 2021.
Nesta segunda-feira, vereadores aproveitaram o encontro para discutir os principais problemas do município e apresentar sugestões, além de comentarem sobre as eleições gerais de 2 de outubro deste ano, principalmente no tocante à importância de Apucarana eleger seus representantes na Câmara Federal e Assembleia Legislativa.
Quanto aos principais problemas da cidade, vereadores cobraram melhorias no trânsito urbano, com a construção de mais rotatórias, faixas elevadas e lombadas eletrônicas em pontos críticos, além de mais sinalização. “Temos que fazer algo mais para conter o excesso de velocidade nas ruas de Apucarana”, afirmou o vereador Luciano Molina (PL).
O vereador Luciano Facchiano (PSB) pediu a construção de uma faixa elevada na Rua Talita Bresolin, nas imediações do Espaço das Feiras, para que os pedestres possam cruzar essa via com segurança ao se dirigirem à feira. Na semana passada, uma idosa foi atropelada por uma moto naquele ponto.
O vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB) defendeu a necessidade de criação de uma secretaria municipal de trânsito. Segundo ele, a cidade cresceu bastante e já precisa de uma secretaria específica para cuidar de todos os problemas neste setor.
Da mesma forma, vereadores cobraram melhorias no transporte coletivo urbano, com a construção de mais pontos de ônibus padronizados e colocação de mais circulares em horários de pico e nos finais de semana. O vereador Marcos da Vila Reis (PSD) reclama que os moradores dos distritos de Vila Reis e Pirapó estão sem ônibus nos finais de semana à noite. Já os vereadores Lucas Leugi (PP) e Moisés Tavares (Cidadania) pedem mais qualidade neste tipo de serviço prestado à população.
O presidente Poim lembrou que este é um ano esportivo e eleitoral. Neste aspecto, pediu aos companheiros de Legislativo para que respeitem uns aos outros no decorrer do período. “Que haja respeito um com o outro durante as sessões, nada de levar as coisas pelo lado pessoal”, advertiu.
Antes da sessão, o diretor geral do campus da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), professor Marcelo Ferreira da Silva, fez uma apresentação dos 15 anos da instituição em Apucarana. Sessão teve duração de duas horas.