A Câmara de Apucarana empossa na próxima segunda-feira sua nova Mesa Diretora. Eleito presidente para o biênio 2023/2024, o vereador Luciano Molina (PL) acredita que poderá fazer um bom trabalho administrativo e político no Legislativo. Embora tenha sido eleito com 8 votos e três contrários, ele assegura que será presidente da Casa de Leis representando os 11 vereadores e os 140 mil habitantes de Apucarana. Da mesma forma, diz que pretende seguir a mesma linha do seu mandato anterior como presidente. Segundo ele, o vereador Franciley Preto Godói Poim (PSD) fez um bom trabalho nesses dois anos com seu ritmo próprio de administração. “Mas é como um treinador de futebol. Mudou o treinador, muda o jeito de trabalhar e eu vou imprimir meu próprio ritmo na presidência com muita tranquilidade e serenidade”, diz.
Preparativos em Brasília
Os preparativos para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (1º), em Brasília, se aproximam do fim. A cerimônia oficial conta com uma série de eventos, a começar pelo tradicional desfile em carro aberto. Além disso, na Esplanada dos Ministérios, começaram a ser montados os dois palcos para o Festival do Futuro, que vai reunir apresentações de mais de 40 artistas. A entrada é gratuita e não haverá necessidade de retirada antecipada de ingressos. Segundo as autoridades, a segurança será reforçada. A Capital deve receber cerca de 300 mil pessoas durante o evento. Aeroporto deverá receber 150 mil passageiros.
Pedido de investigação
O deputado federal paranaense Aliel Machado (PV) protocolou nesta terça-feira um pedido na Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitando que se investiguem as manifestações montadas nas portas dos principais quartéis espalhados pelo País. Ele pede também que seja verificado se há movimentação no sentido de um novo atentado terrorista, como a tentativa que ocorreu em Brasília no último 24. O parlamentar ainda solicita que sejam investigadas possíveis violações do Estatuto da Criança e do Adolescente nos acampamentos bolsonaristas. Segundo o parlamentar, “o que ocorre nos acampamentos não é manifestação, é crime”.
Bolsonaro viaja aos EUA
O presidente Jair Bolsonaro (PL) avisou a aliados no Planalto que viajará nesta quarta-feira para os Estados Unidos. O destino de Bolsonaro será a cidade de Orlando, na Flórida. O futuro ex-presidente pretende passar um período sabático de pelo menos três meses fora do Brasil. Não se sabe ainda, contudo, se todo esse período será nos Estados Unidos. A viagem de Bolsonaro antes da posse presidencial agrada a Lula e a dirigentes do PT. Havia o temor entre os petistas de que a presença do adversário em Brasília estimulasse atos de vandalismo durante a cerimônia, cujo clima não é dos melhores na Capital.
Festa solidária
A I Expo São João, realizada na semana passada em comemoração aos 58 anos de São João do Ivaí, alcançou sucesso mais do que esperado pela administração municipal. De acordo com os organizadores, nos três dias de festejos compareceu um público de 14 mil pessoas. Para a entrada no local da festa a Prefeitura pediu um quilo de alimento não perecível, tendo sido arrecadados mais de 6 toneladas de alimentos para distribuição às entidades e famílias carentes do município A prefeita Carla Emerenciano (União Brasil) agradeceu a todos que compareceram ao evento e fizeram suas doações. “Este é o compromisso da nossa administração, fazer a diferença e melhorar a vida das pessoas”, disse a prefeita.
VAPT-VUPT
MINISTROS O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deverá anunciar hoje mais 16 ministros. Até agora, 21 dos 37 ministérios já estão preenchidos. A tarefa não tem sido fácil diante de tantos interesses partidários e políticos.
SÓ ROUPAS A suspeita de bomba levantada nesta terça-feira em Brasília não se confirmou. A mochila abandonada no Setor Hoteleiro Norte (SNH) por volta das 16h, tinha apenas roupas, segundo o coronel Fábio Augusto, da Polícia Militar.
IMPOSTOS A pedido do futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o governo do presidente Jair Bolsonaro não vai mais prorrogar a isenção de PIS e Cofins sobre combustíveis. Haddad diz que discutiu a medida com Paulo Guedes.