O ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT) deve ser anunciado como novo ministro da Educação ainda nesta semana. Ele disputava a indicação com a atual governadora do Ceará, Izolda Cela, que deve assumir secretaria de Educação Básica (Seb) do ministério.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu Camilo Santana depois de uma conversa com Izolda Cela (sem partido) na noite desta segunda-feira. Izolda, que era do PDT, perdeu a indicação para comandar o MEC depois que o PT reivindicou o ministério.
Izolda desfruta de uma boa relação com Camilo, chegando a ocupar o cargo de secretária de Educação do Ceará. Sob a gestão dos dois políticos, o Ceará despontou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Das 100 melhores escolas públicas dos anos iniciais, 87 delas estão no Estado. A ideia é que a dupla consiga repetir o sucesso conquistado no Estado no restante do País.
O futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta terça-feira que o presidente eleito Lula deve anunciar mais nomes para integrar seus ministérios ainda nesta semana. Segundo ele, a grande maioria dos nomes que ficarão à frente das pastas já está definida.
Segundo o futuro ministro, os organogramas de todos os ministérios estão prontos e serão entregues aos indicados para os ministérios, à medida em que forem anunciados.(ESTADÃO CONTEÚDO)