POLÍTICA

min de leitura - #

Carlos Gil conhece novas tecnologias do agronegócio na Coreia do Sul

Da Redação

| Edição de 15 de março de 2023 | Atualizado em 15 de março de 2023
Imagem descritiva da notícia Carlos Gil conhece novas tecnologias do agronegócio na Coreia do Sul

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Oprefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PSD) participou nesta terça-feira de uma reunião na Kotra (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) da Coreia do Sul, onde integra a comitiva liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD).

Em junho de 2022, o prefeito assinou Acordo de Cooperação Técnica com a Kotra, visando desenvolver soluções inovadoras para o agronegócio, atrair empresas e investidores, e criar um ambiente de inovação em Ivaiporã – considerado fundamental para o processo de tropicalização de tecnologias. Com a Incubadora Tecnológica em construção na PR-466, em Ivaiporã, o prefeito acredita que em breve o município poderá apoiar a criação de startups.

Carlos Gil explica que da Rodada de Negócios e Cooperação em Agricultura Inteligente Coreia – Brasil participaram vários grupos econômicos coreanos. A comitiva paranaense conheceu o trabalho desenvolvido por 4 empresas sul-coreanas de AgroTech. Trata-se de um segmento específico focado em levar inovações tecnológicas para a produção rural.

“A Coreia do Sul tem interesse em comprar soja in natura, mas o governador Ratinho Júnior deixou claro que a finalidade do Paraná é exportar proteína animal e não apenas o grão da soja”, contou Carlos Gil.

Durante reuniões na Kotra os principais tópicos de discussão foram plataformas agrícolas abrangentes, soluções inteligentes de exploração agrícola, e sistemas de gestão pecuária.

EDUCAÇÃO

A comitiva também se reuniu com representantes da startup sul-coreana Riiid, que é referência em tecnologia na educação, em Seul, no país asiático. A missão internacional, que teve seu encerramento nesta quarta-feira, teve também entre objetivos conhecer melhor a formatação da educação do país, considerada uma das mais desenvolvidas do mundo pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para poder replicar nas escolas paranaenses.

“A Riiid oferece soluções inovadoras para melhorar o aprendizado dos alunos, que incluem o tempo e a forma como os alunos respondem as provas, por exemplo. Ou seja, a startup identifica a deficiência do aluno – o que permite aos professore estabelecer estratégia de melhorias do ensino”, observou o prefeito Carlos Gil, informando que o governador Carlos Massa Ratinho Júnior mostrou especial interesse na tecnologia.

Em seguida, a comitiva visitou uma das escolas da rede MegaStudy, que conta com cerca de 500 mil estudantes no país e utiliza as ferramentas da Riiid e de outras startups que desenvolvem soluções tecnológicas para a educação. A visita também serviu para reunir com representantes da Dabida, startup que desenvolveu um robô que contribui com o ensino de programação a crianças entre 3 e 13 anos.

Governo do Estado pretende acelerar a exportação de carne suína para os sul-coreanos

Inspetores da Animal and Plant Quarantine Agency (APQA), a agência sanitária da Coreia do Sul para análise de produtos de origem animal e vegetal, deverão vir ao Paraná nos próximos meses para visitar frigoríficos e abatedouros de suínos como parte do processo de chancela do Estado para exportação ao país asiático. A visita ocorrerá após convite feito pela comitiva paranaense, liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, nesta quarta-feira.

Acompanhado dos secretários de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, além da embaixadora do Brasil na Coreia do Sul, Márcia Donner Abreu, o governador defendeu o status atual do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação e de área livre da peste suína clássica independente. As certificações internacionais foram concedidas ao Estado pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) em 2021 após décadas de esforço.

A classificação confirmou em definitivo as garantias sanitárias do Paraná, garantindo vantagens aos produtores locais no mercado internacional. Mercados como o da Coreia do Sul, assim como o Japão, onde a comitiva paranaense também realizou reuniões de negócio, pagam mais do que outros importadores pela carne de porco.